Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dinamarca defende presença permanente da Otan na Groenlândia

Frederiksen alertou que Trump 'não mudou sua retórica' sobre a ilha

14 fev 2026 - 16h00
(atualizado às 16h07)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, defendeu que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) tenha uma presença "permanente" na Groenlândia, território que foi alvo de ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Frederiksen alertou que Trump 'não mudou sua retórica' sobre a ilha
Frederiksen alertou que Trump 'não mudou sua retórica' sobre a ilha
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Estamos satisfeitos com o envolvimento da Otan na segurança do Ártico e defendemos uma presença permanente da aliança na Groenlândia e em seus arredores. No entanto, também precisamos que as metas de capacidade sejam atualizadas para incluir o Ártico, o que ainda não acontece", afirmou a chefe de governo durante uma conferência em Munique, na Alemanha.

Frederiksen acrescentou que os desejos de Trump em relação à Groenlândia "permanecem os mesmos" e avaliou que a pressão exercida sobre Nuuk "é inaceitável".

"Já fomos claros. Não podemos abrir mão da soberania e não vamos, mas há muitas coisas que podemos fazer juntos. Somos parceiros confiáveis dos EUA, mas não acreditamos que o assunto esteja encerrado. Temos um grupo de trabalho e veremos se conseguimos encontrar uma solução, mas há linhas vermelhas que não serão cruzadas", declarou.

A premiê também afirmou que o republicano "não mudou sua retórica" e "continua levando o assunto muito a sério". Frederiksen ressaltou que discorda do presidente americano e acrescentou que conta com o apoio da União Europeia.

A Otan iniciou na última quarta-feira (11) a operação Arctic Sentry (Sentinela Ártica), com o objetivo de reduzir as tensões envolvendo a Groenlândia e os Estados Unidos. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade