Compromisso com ONU é pedra angular para Itália, diz presidente
Mattarella publicou mensagem pelo 80º Dia das Nações Unidas
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, reafirmou nesta sexta-feira (24), por ocasião do 80º Dia das Nações Unidas, que o compromisso com a ONU é um pilar fundamental da política externa do país.
"O compromisso da Itália com as Nações Unidas é uma pedra angular da política externa de nosso país. Acreditar e investir nas Nações Unidas significa trabalhar para transformar em ações concretas o princípio da solidariedade internacional e uma ordem mundial baseada no respeito às regras", declarou o chefe de Estado em uma mensagem.
Para Mattarella, isso "significa promover uma lógica de colaboração e respeito entre os Estados, como uma alternativa à lógica da opressão". "Estas convicções parecem ainda mais bem fundamentadas e decisivas hoje, face aos prementes desafios globais e à alarmante proliferação de conflitos armados", acrescentou.
O presidente ainda enfatizou que o destino da comunidade de Estados depende da ONU, que "não é um enfeite diplomático supérfluo ou um fórum de debate com um fim em si mesmo". "Sob esta perspectiva, a República Italiana mantém-se firmemente determinada a trabalhar para garantir que a ONU evolua para uma organização cada vez mais capaz de responder às crises e desafios de nosso tempo", concluiu.