Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Milei republica post que compara Brasil e países com governo de esquerda na América do Sul a favelas

Publicação foi feita após José Antonio Kast, que é de direita, ser eleito o novo presidente do Chile

16 dez 2025 - 08h28
(atualizado às 08h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Javier Milei, presidente da Argentina, republicou um post comparando países sul-americanos com governos de esquerda a favelas, em contraste com áreas futuristas sob governos de direita, após a eleição do direitista José Antonio Kast no Chile.
O presidente da Argetina, Javier Milei
O presidente da Argetina, Javier Milei
Foto: Anna Moneymaker/GettyImages

O presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou, nesta segunda-feira, 15, uma ilustração onde comparava Brasil, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa* a uma grande favela e os demais países da América do Sul como áreas futuristas. A postagem acontece após José Antonio Kast, que é de direita, ser eleito o novo presidente do Chile neste domingo, 14.

A publicação foi originalmente feita pelo perfil Leon Libertario, que compartilha "notícias com imagens do melhor governo da história (da Argentina)". Na descrição, é dito que o "povo sulamericano grita liberdade" e que "basta do socialismo empobrecedor". A comparação "favela" e "futurismo" relaciona as regiões aos governos de esquerda e de direita, respectivamente.

Ilustração foi compartilhada por Milei após a eleição de Kast como novo presidente do Chile.
Ilustração foi compartilhada por Milei após a eleição de Kast como novo presidente do Chile.
Foto: Reprodução/Instagram/@leon_libertario_ok / Estadão

Antes da montagem, o presidente argentino havia publicado uma ilustração do mesmo mapa feita pelo autor de quadrinhos Cristian Dzwonik, o criador do personagem Gaturro, onde afirmava que a "Argentina definiu o rumo para a América Latina". Em outra publicação, Dzwonik chama as divisões de "civilização" e "barbárie".

 
 
 
 
 
 

Antes da eleição de Milei em 2023, apenas Equador, Paraguai e Uruguai tinham governos ligados à esquerda. Em 2026, a direita estará à frente de seis dos doze países da região.

* Os mapas de ambas as publicações inserem a Guiana Francesa apesar da região não ser um país, mas sim um território ultramarino controlado pela França.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade