PUBLICIDADE

Ásia

Jornalista americano morre em tentativa de resgate no Iêmen

Luke Somers havia sido sequestrado pela rede terrorista Al Qaeda em 2013

6 dez 2014 - 08h14
(atualizado às 08h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O jornalista Luke Somers pede socorro em vídeo publicado na internet pelo grupo terrorista Al Qaeda</p>
O jornalista Luke Somers pede socorro em vídeo publicado na internet pelo grupo terrorista Al Qaeda
Foto: Reuters

Um jornalista americano que era mantido refém por militantes da rede extremista al Qaeda no Iêmen morreu durante uma operação de resgate realizada por forças especiais americanas, segundo órgãos de imprensa dos Estados Unidos.

O jornalista Luke Somers teria sido baleado por seus sequestradores durante a tentativa de resgate, segundo disseram autoridades americanas ao jornal New York Times.

A irmã da vítima, Lucy Somers, disse à Associated Press que o FBI confirmou a morte.

Somers, que nasceu na Grã-Bretanha, foi sequestrado no Iêmen em 2013 e apareceu recentemente pedindo socorro em um vídeo publicado na internet.

Ao menos nove combatentes da al Qaeda foram mortos em um ataque aéreo supostamente relacionado à ação. Ele teria sido realizado por drones na província de Shabwa, no sul do Iêmen.

O Ministério da Defesa local confirmou a realização de uma "operação de grandes proporções" na região.

Tentativa frustrada

Nesta semana, o Pentágono confirmou que uma primeira tentativa de libertar Somers foi realizada no mês passado, mas falhou.

Somers tem 33 anos e trabalhava como jornalista e fotógrafo para organizações de mídia locais. As reportagens dele também eram veiculadas pela imprensa internacional – incluindo os sites da BBC.

O vídeo divulgado na semana passada em que Somers aparece pedindo socorro mostra também um membro da al Qaeda na Península Árabe – o ramo da rede conhecido como AQAP -, ameaçando matar o refém se pedidos específicos não fossem atendidos.

A AQAP é classificada pelos Estados Unidos como um dos ramos mais perigosos da al Qaeda. O grupo é baseado no leste do Iêmen e se fortaleceu após a que da do presidente Ali Abdullah Saleh em 2011.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade