PUBLICIDADE

Ásia

Dez pessoas morrem em templo na Índia durante tumulto

Peregrinos caminhavam em templo durante rituais sagrados ao deus hindu Shiva

25 ago 2014 - 07h36
(atualizado às 07h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Dez pessoas morreram e 60 ficaram feridas por movimentos de pânico neste domingo
Dez pessoas morreram e 60 ficaram feridas por movimentos de pânico neste domingo
Foto: Twitter

Uma fuga provocada por um movimento de pânico deixou 10 mortos e 60 feridos nesta segunda-feira em um templo da Índia, onde milhares de peregrinos estavam reunidos para homenagear o deus hindu Shiva.

O incidente aconteceu no começo da manhã no templo Kamtanath situado na colina Kamadgiri, disse o inspetor geral da Polícia, Pawan Srivastava, ao jornal "Times of India". O templo fica nas imediações do templo do estado de Madhya Pradesh, centro do país.

"Uma correria aconteceu às 5h30 (21h00 de Brasília, domingo) e cinco mulheres e cinco homens morreram", declarou o policial Vinay Kumar Singh.

"Alguns peregrinos que caminhavam caíram no chão e o pânico começou", disse ao jornal Times of India o delegado Pawan Srivastava.

Os peregrinos hindus caminhavam desde o amanhecer para a colina Kamadgiri, no dia sagrado de Somvati Amavasya, consagrado a Shiva, depois da primeira noite de lua cheia.

A Índia registrou vários tumultos violentos nos últimos anos à margem de festas religiosas que, às vezes, se iniciam por boatos sobre uma bomba ou um ataque. Mulheres e crianças geralmente são as principais vítimas.

Em outubro do ano passado, 115 fiéis morreram pisoteados ou afogados perto de outro templo de Madhya Pradesh.

Em março de 2010, 63 pessoas, apenas mulheres e crianças, morreram em uma debandada provocada pela queda de uma porta em construção em um templo hindu do estado de Uttar Pradesh.

Em setembro de 2008, 224 peregrinos morreram na caminhada para um templo situado em Jodhpur, Rajasthan (noroeste).

Com informações da EFE e AFP. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade