PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Funeral de Chávez deixa ruas da capital da Venezuela desertas

Vias normalmente lotadas e caóticas deram espaço à calma e o silêncio durante o funeral do presidente morto no dia 5 de março

8 mar 2013 - 12h22
(atualizado às 13h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Foto do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com mensagens de simpatizantes no exterior da Academia Militar em Caracas</p>
Foto do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com mensagens de simpatizantes no exterior da Academia Militar em Caracas
Foto: Tomas Bravo / Reuters

As ruas de Caracas, normalmente cheias e com um caótico trânsito, estão praticamente vazias nesta sexta-feira por conta do funeral do presidente Hugo Chávez e do juramento do vice-presidente Nicolás Maduro como líder do país até as próximas eleições.

Somente grupos de apoiadores que se dirigem com bandeiras do país em mãos rumo a Academia Militar, onde se encontra o caixão de Chávez, se destacam entre os poucos veículos que circulam nas ruas. O Governo calculou que mais de dois milhões de pessoas se mobilizaram no país para prestar a última homenagem ao presidente.

Além do funeral, as ruas do país estão vazias por conta da suspensão das atividades trabalhistas e educativas, decretada pelo Governo. Entidades como a câmara Venezuelana de Shoppings (Cavececo) já tinha pedido a seus filiados que não trabalhassem nesta sexta-feira "por conta do luto nacional e para colaborar com a tranquilidade do país". A governamental Superintendência de Bancos (Sudeban) também solicitou que nesta sexta-feira fosse um "dia não laboral em todas as entidades bancárias do país".

Maduro, que após os funerais de Estado assumirá como presidente encarregado em cerimônia prevista na Assembleia Nacional (AN, Parlamento), assinou seu primeiro decreto como tal na quarta-feira passada, quando declarou o luto nacional durante sete dias. A medida implica que a bandeira nacional permaneça a meio mastro e a proibição de festividades e celebrações.

Maduro anunciou ontem que o corpo de Chávez permanecerá por pelo menos uma semana na Academia Militar para que todos possam se despedir. Depois das homenagens, o corpo de Chávez será embalsamado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade