Preso pelo ICE, Influenciador brasileiro pró-Trump teve 'fiança negada', revela amigo
Junior Pena está sob custódia no Delaney Hall, centro de detenção para imigrantes em Nova Jérsei, desde o dia 31 de janeiro
O influenciador brasileiro Junior Pena, morador dos Estados Unidos e apoiador declarado do presidente Donald Trump, teve um pedido de fiança negado pela justiça norte-americana após ser preso pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A informação foi divulgada por Maycon MacDowel, amigo de Pena, em uma publicação nas redes sociais.
O influenciador brasileiro foi preso após faltar a uma audiência judicial: "Semana passada, infelizmente, o Junior teve uma audiência em que a juíza negou o seu direito à fiança. Isso não quer dizer que é o fim da caminhada.”
"Então, a próxima etapa agora, já que foi negada na primeira vez, é recorrer, quando você pede outra audiência, com outro juiz, e apresenta ali o caso para esse juiz, que vai determinar se você realmente vai ter direito à fiança ou não", complementou McDowel.
Junior Pena está sob custódia no Delaney Hall, centro de detenção para imigrantes em Nova Jérsei, desde o dia 31 de fevereiro. Dias após a detenção, McDowel foi às redes sociais para esclarecer que o caso se deu por conta de uma pendência burocrática no processo migratório do influenciador.
Segundo ele, o influenciador havia obtido aprovação em um pedido de perdão junto às autoridades americanas, porém deixou de comparecer a uma audiência obrigatória, o que acabou resultando na detenção.
"O Junior estava com tudo aprovado, dentro da legalidade, mas, quando não vai à corte, eles prendem", disse ele.
Quem é Junior Pena
Morando em território americano desde 2009, Pena tem mais de 480 mil seguidores no Instagram, onde se tornou conhecido por abordar temas ligados à imigração e ao cotidiano de brasileiros nos EUA.
Defensor das políticas do governo Trump, o influenciador chegou a afirmar que ações do ICE mirariam apenas pessoas envolvidas em crimes, minimizando o impacto das operações sobre imigrantes em situação irregular. "Tem uma matéria que mostra o ICE pegando, tem até brasileiro no meio, mas é tudo bandido. Tudo bandido", diz.
Em dezembro, Pena chegou a publicar um conteúdo em tom crítico ao ICE, reagindo a um vídeo ele classifica as ações dos agentes como "desumanas".
*Com informações de Estadão Conteúdo.
