Quem é o ex-príncipe Andrew, preso no Reino Unido por ligações com caso Epstein
Andrew é o oitavo na linha de sucessão ao trono; no ano passado, o rei Charles III retirou os títulos reais do irmão após novas revelações
Preso nesta quinta-feira, 19, no Reino Unido, o ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor, de 66 anos, é o terceiro filho de Elizabeth II, que faleceu em 2022. Além disso, ele é irmão do rei Charles III, que assumiu o trono após a morte da rainha.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a BBC, a detenção ocorre em meio à investigação sobre um suposto envio de informações confidenciais ao financista americano Jeffrey Epstein, envolvido em um escândalo de tráfico sexual de menores nos Estados Unidos.
Andrew é o oitavo na linha de sucessão ao trono. Ele já foi considerado um oficial da marinha arrojado e serviu nas Forças Armadas durante a Guerra das Malvinas no início da década de 1980.
Ele atuou como representante especial do Reino Unido para o comércio internacional e investimento por 10 anos, mas foi forçado a sair do cargo em 2011, antes de deixar todos os deveres reais em 2019 e, em seguida, foi destituído de suas ligações militares e patrocínios reais em 2022 em meio a alegações de má conduta sexual que sempre negou.
Naquele ano, ele encerrou um processo movido por Virginia Giuffre, falecida em abril de 2025, que o acusou de abusar sexualmente dela quando ela era adolescente. Andrew sempre negou o relato dela. Em seu livro, ela disse que Andrew acreditava que era seu direito de nascença ter relações sexuais com ela, de acordo com trechos publicados pelo jornal Guardian.
Em outubro do ano passado, o rei Charles III retirou oficialmente os títulos reais do irmão após novas revelações sobre sua relação com Epstein. Andrew também deixou sua residência oficial em Windsor. Antes disso, ele já havia desistido de ser chamado de "Sua Alteza Real".
A família real britânica enfrenta pressão desde a divulgação de documentos ligados ao caso Epstein pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. O príncipe William e a princesa Kate Middleton declararam estar "profundamente preocupados" com as revelações. Andrew nega qualquer irregularidade relacionada a Epstein.
Prisão de Andrew
Andrew foi preso nesta quinta-feira, 19, no Reino Unido, segundo informou a BBC. Em nota, a polícia do Vale do Tâmisa confirmou a prisão de um homem na faixa dos 60 anos por suspeita de má conduta no exercício de cargo público. As autoridades também realizaram buscas em endereços nos condados de Berkshire e Norfolk. A corporação não divulgou oficialmente o nome do detido.
De acordo com o subchefe de polícia Oliver Wright, a investigação foi aberta depois de uma análise preliminar. "Após uma avaliação minuciosa, agora abrimos uma investigação sobre esta alegação de má conduta no exercício de cargo público. É importante que protejamos a integridade e a objetividade da nossa investigação enquanto trabalhamos com nossos parceiros para apurar esta suposta infração", afirmou.
A BBC informou que Andrew foi detido em sua residência, localizada na propriedade de Sandringham, para onde havia se mudado recentemente. Caso seja considerado culpado, ele pode enfrentar pena de prisão que pode chegar à prisão perpétua, conforme a legislação britânica.
A prisão ocorre cerca de uma semana depois de a polícia anunciar que investigava se Andrew teria compartilhado relatórios confidenciais com Epstein durante o período em que atuou como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional. *(Com informações da Reuters).