PUBLICIDADE

África

Governo ordena isolamento do norte de Serra Leoa por ebola

O número global de mortos pelo vírus subiu para 7.588, comunicou a Organização Mundial da Saúde

24 dez 2014 - 17h57
(atualizado às 18h54)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>M&eacute;dicos de Serra Leoa vestem roupas protetoras em Freetown, em 16 de dezembro</p>
Médicos de Serra Leoa vestem roupas protetoras em Freetown, em 16 de dezembro
Foto: Baz Ratner / Reuters

O governo de Serra Leoa ordenou nesta quarta-feira o isolamento da população no norte do país, durante cinco dias, para evitar a propagação da epidemia de Ebola.

Várias zonas de Serra Leoa já sofrem restrições de movimento por causa da doença.

"O confinamento de cinco dias afeta toda a região norte. Seu objetivo é nos permitir ter uma imagem precisa da situação" no país, disse à AFP o vice-ministro serra-leonês de Informação e Comunicação, Theo Nicol.

"Durante esse período, nenhuma loja poderá abrir. Nenhum mercado poderá funcionar. Nenhum veículo não autorizado, ou táxi, poderá circular dentro, ou fora das cidades e aldeias, salvo os que estiverem designados para assuntos relacionados ao Ebola", explicou a ministra para a Região Norte, Alie Kamara.

O número global de mortos pelo vírus subiu para 7.588, dos 19.497 casos confirmados da epidemia, disse nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O vírus ainda está se espalhando intensamente em Serra Leoa, especialmente nas regiões norte e oeste, com 315 novos casos confirmados relatados na ex-colônia britânica na semana de 21 de dezembro, afirmou a OMS. O número inclui 115 casos na capital do país Freetown.

"O distrito vizinho Port Loko experimentou um aumento de novos casos, relatando 92 casos confirmados em comparação com 56 na semana anterior", disse a OMS.

Na Guiné, 156 casos confirmados foram registrados durante o mesmo período, "a mais alta incidência de casos relatados pelo país neste surto", disse a OMS.

"Isso em grande parte devido a um surto de casos no distrito de Kissidougou, que relatou 58 casos confirmados - um terço dos casos notificados no país na semana passada."

Observando que o distrito estavam relatando anteriormente menos de cinco casos por semana, a OMS disse que o aumento mostrou a necessidade de uma vigilância constante, mesmo que o vírus não esteja generalizado.

Na Libéria, onde a incidência de casos tem diminuído em relação ao mês passado, 21 casos foram notificados na semana de 21 de dezembro.

Cinco outros países - Nigéria, Senegal, Mali, Espanha e Estados Unidos - tiveram casos importados e estão incluídos na pesquisa global.

Com informações da AFP e Reuters

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade