Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Escolas do Grupo Especial realizam segunda noite de desfiles na Sapucaí

Programação conta com quatro agremiações e homenagens a Rita Lee, Carolina Maria de Jesus e tradições do Recôncavo Baiano

16 fev 2026 - 22h26
Compartilhar
Exibir comentários

O cronograma oficial do Grupo Especial do Rio de Janeiro reserva para esta segunda-feira (16) a segunda noite de desfiles na Marquês de Sapucaí. Quatro escolas de samba percorrem o sambódromo para disputar o título do Carnaval 2026. A ordem dos desfiles na Sapucaí estabelece a abertura com a Mocidade Independente de Padre Miguel, seguida pela Beija-Flor de Nilópolis, Unidos da Viradouro e, encerrando a jornada, a Unidos da Tijuca.

Marquês de Sapucaí
Marquês de Sapucaí
Foto: Buda Mendes/Getty Images / Perfil Brasil

A Mocidade Independente de Padre Miguel inicia os trabalhos com o enredo "Rita Lee, A Padroeira da Liberdade". Desenvolvido pelo carnavalesco Renato Lage, o tema centra-se na trajetória da cantora falecida em 2023. A proposta artística foca na influência estética e comportamental da artista no cenário musical brasileiro, marcando o retorno de Lage à agremiação.

Já a Unidos da Tijuca encerra a noite com uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus. O enredo, que leva o nome da autora, é assinado por Edson Pereira. A curadoria da escola afirma que o desfile busca reafirmar a identidade literária de Carolina, priorizando sua produção intelectual e poética sobre os recortes biográficos de sua origem social.

A Beija-Flor de Nilópolis apresenta o enredo sobre o Bembé do Mercado, manifestação religiosa de matriz africana realizada anualmente em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. O carnavalesco João Vitor Araújo, responsável pelo título recente da escola, assina o projeto. A celebração, datada de 1889, é reconhecida como o maior candomblé de rua do mundo, reunindo terreiros do Recôncavo Baiano em ocupação do espaço público.

A Unidos da Viradouro, por sua vez, dedica seu desfile ao Mestre Ciça, atual comandante da bateria "Furacão Vermelho e Branco". Esta é a primeira vez que a escola de Niterói homenageia um baluarte de seus quadros internos em um enredo. Ciça teve uma passagem pela agremiação entre 1999 e 2009, retornando ao posto em 2019. O texto oficial da escola destaca o rigor profissional e a técnica do sambista como eixos centrais da narrativa visual.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade