Caso Millena Brandão: laudo aponta infecção no cérebro como causa da morte de atriz mirim
Menina de 11 anos morreu no hospital em 2 de maio após se queixar de dores de cabeça
Laudo pericial confirmou que a atriz mirim Millena Brandão morreu devido a um abscesso cerebral, e a Polícia Civil segue investigando o caso, incluindo possíveis falhas no atendimento médico.
Após dois meses da morte da atriz mirim Millena Brandão, um laudo pericial da Polícia Técnico-Científica apontou que a causa da morte da menina de 11 anos, no dia 2 de maio, foi um abscesso cerebral. A informação foi confirmada ao Terra pelo advogado da família.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O abscesso cerebral é uma infecção no cérebro que causa inflamação e pode formar pus. A causa pode estar ligada a fungos, bactérias ou outros microrganismos. A perícia não esclareceu o que teria causado o abscesso, e a Polícia Civil segue investigando as causas da morte.
A família de Millena irá prestar depoimento às autoridades na tarde desta sexta-feira, 25, na delegacia que está à frente das investigações. A mãe, Thays, e o pai, Luiz Brandão, devem comparecer acompanhados do advogado Antônio Carlos Geraldes Neto ao 101º Distrito Policial (DP), Jardim das Imbuias, em São Paulo.
A família e o advogado suspeitam que enfermeiros e médicos que atenderam a criança podem ter sido negligentes, por negarem exames que poderiam ter detectado o abscesso cerebral antes. Segundo eles, não foi feito o atendimento correto para evitar a morte de Millena.
Millena passou mal dias antes
Alguns dias antes de morrer, Millena se queixou de fortes dores de cabeça, sintoma compatível com o abscesso cerebral. Ela desmaiou mais de uma vez e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento Maria Antonieta (UPA), em São Paulo, no dia 29 de abril. "Desde a sua chegada, a paciente recebeu cuidados intensivos e todo o empenho da equipe médica", afirma a nota assinada por Thiago Rizzo, gerente médico.
Segundo o SBT, ela chegou a ser diagnosticada com dengue em uma unidade, mas, após uma piora no quadro, ela foi transferida para um hospital. A Secretaria Municipal da Saúde, entretanto, nega que a menina tenha sido diagnosticada com dengue.
Ela foi levada para o Hospital Geral do Grajaú, onde médicos realizaram outros exames e identificaram a presença de um tumor no cérebro de cinco centímetros.
Millena seria transferida para o Hospital das Clínicas no dia 30 de abril, mas sofreu 12 paradas cardíacas durante a tentativa de transferência.
A atriz mirim teve a morte cerebral confirmada enquanto estava no Hospital Geral do Grajaú. Um dos últimos exames feitos nela chegou a indicar a presença de uma mancha no cérebro, mas sem apontar o que seria.
Em maio, ao SBT, Thays Brandão, mãe de Millena, disse que a UPA que atendeu a filha na semana passada foi negligente ao diagnosticá-la com dengue em um primeiro momento. Na sequência, a atriz voltou para casa, onde começou a sentir fortes dores e hospitalizada, no dia 29, no Hospital Geral do Grajaú.
Ela criticou também a unidade por enviar a menina para o hospital do Grajaú - onde fez a tomografia que diagnosticou o tumor encefálico - e não direto para o Hospital das Clínicas. Ela alega que a filha ficou em uma Unidade de Terapia Intensiva adaptada (UTI) adaptada e que o hospital não tinha estrutura para atender a complexidade do seu caso.
Polícia passou a investigar morte suspeita
A partir do dia 6 de maio, a Polícia Civil de São Paulo passou a investigar como morte suspeita o falecimento de Millena Brandão. O caso passou a ser investigado pelo 101º Distrito Policial, que apura as circunstâncias da morte.
Após o laudo fo Instituto Médico Legal (IML) apontar por meio de exame necroscópico que a mancha no cérebro de Millena era o abscesso cerebral, que causou a morte, a Polícia deve concluir o inquérito sobre o caso.
Inicialmente, o caso foi aberto para apurar o que teria causado a morte dela. A delegacia também investiga se houve falha da equipe médica que atendeu a paciente.
Ao Terra, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que as investigações do caso prosseguem pelo 101° DP (Jardim Imbuias). O laudo que apontou a causa da morte da vítima foi disponibilizado à autoridade policial na tarde desta quinta-feira, 24. O médico responsável pelo atendimento será ouvido em depoimento e diligências prosseguem para a conclusão do caso.
Quem foi Millena Brandão
A atriz mirim Millena Brandão era membro da Cia Artística En’cena, e fez participações em novelas do SBT como A Infância de Romeu e Julieta, e A Caverna Encantada. Ela também atuou na série Sintonia, da Netflix.
Nas redes sociais, a menina de 11 anos tinha 140 mil seguidores, e sonhava em seguir carreira como atriz e modelo. Ela publicava fotos e vídeos de seus trabalhos e interagia com os fãs.