Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Caso Millena Brandão: laudo aponta infecção no cérebro como causa da morte de atriz mirim

Menina de 11 anos morreu no hospital em 2 de maio após se queixar de dores de cabeça

25 jul 2025 - 14h38
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Laudo pericial confirmou que a atriz mirim Millena Brandão morreu devido a um abscesso cerebral, e a Polícia Civil segue investigando o caso, incluindo possíveis falhas no atendimento médico.
O que matou a atriz mirim Millena Brandão? Resultado do laudo causa comoção
O que matou a atriz mirim Millena Brandão? Resultado do laudo causa comoção
Foto: Reprodução / Contigo

Após dois meses da morte da atriz mirim Millena Brandão, um laudo pericial da Polícia Técnico-Científica apontou que a causa da morte da menina de 11 anos, no dia 2 de maio, foi um abscesso cerebral. A informação foi confirmada ao Terra pelo advogado da família.

O abscesso cerebral é uma infecção no cérebro que causa inflamação e pode formar pus. A causa pode estar ligada a fungos, bactérias ou outros microrganismos. A perícia não esclareceu o que teria causado o abscesso, e a Polícia Civil segue investigando as causas da morte.

A família de Millena irá prestar depoimento às autoridades na tarde desta sexta-feira, 25, na delegacia que está à frente das investigações. A mãe, Thays, e o pai, Luiz Brandão, devem comparecer acompanhados do advogado Antônio Carlos Geraldes Neto ao 101º Distrito Policial (DP), Jardim das Imbuias, em São Paulo.

A família e o advogado suspeitam que enfermeiros e médicos que atenderam a criança podem ter sido negligentes, por negarem exames que poderiam ter detectado o abscesso cerebral antes. Segundo eles, não foi feito o atendimento correto para evitar a morte de Millena.

Millena passou mal dias antes

Alguns dias antes de morrer, Millena se queixou de fortes dores de cabeça, sintoma compatível com o abscesso cerebral. Ela desmaiou mais de uma vez e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento Maria Antonieta (UPA), em São Paulo, no dia 29 de abril. "Desde a sua chegada, a paciente recebeu cuidados intensivos e todo o empenho da equipe médica", afirma a nota assinada por Thiago Rizzo, gerente médico.

Segundo o SBT, ela chegou a ser diagnosticada com dengue em uma unidade, mas, após uma piora no quadro, ela foi transferida para um hospital. A Secretaria Municipal da Saúde, entretanto, nega que a menina tenha sido diagnosticada com dengue.

Ela foi levada para o Hospital Geral do Grajaú, onde médicos realizaram outros exames e identificaram a presença de um tumor no cérebro de cinco centímetros.

Thays Brandão escreveu uma carta sobre 1º Dia das Mães sem filha Millena
Thays Brandão escreveu uma carta sobre 1º Dia das Mães sem filha Millena
Foto: Reprodução/Redes socias

Millena seria transferida para o Hospital das Clínicas no dia 30 de abril, mas sofreu 12 paradas cardíacas durante a tentativa de transferência.

A atriz mirim teve a morte cerebral confirmada enquanto estava no Hospital Geral do Grajaú. Um dos últimos exames feitos nela chegou a indicar a presença de uma mancha no cérebro, mas sem apontar o que seria.

Em maio, ao SBT, Thays Brandão, mãe de Millena, disse que a UPA que atendeu a filha na semana passada foi negligente ao diagnosticá-la com dengue em um primeiro momento. Na sequência, a atriz voltou para casa, onde começou a sentir fortes dores e hospitalizada, no dia 29, no Hospital Geral do Grajaú.

Ela criticou também a unidade por enviar a menina para o hospital do Grajaú - onde fez a tomografia que diagnosticou o tumor encefálico - e não direto para o Hospital das Clínicas. Ela alega que a filha ficou em uma Unidade de Terapia Intensiva adaptada (UTI) adaptada e que o hospital não tinha estrutura para atender a complexidade do seu caso.

Polícia passou a investigar morte suspeita

A partir do dia 6 de maio, a Polícia Civil de São Paulo passou a investigar como morte suspeita o falecimento de Millena Brandão. O caso passou a ser investigado pelo 101º Distrito Policial, que apura as circunstâncias da morte.

Após o laudo fo Instituto Médico Legal (IML) apontar por meio de exame necroscópico que a mancha no cérebro de Millena era o abscesso cerebral, que causou a morte, a Polícia deve concluir o inquérito sobre o caso.

Inicialmente, o caso foi aberto para apurar o que teria causado a morte dela. A delegacia também investiga se houve falha da equipe médica que atendeu a paciente.

Millena Brandão está internada em São Paulo desde o início da semana. Ela sofreu sete paradas cardíacas.
Millena Brandão está internada em São Paulo desde o início da semana. Ela sofreu sete paradas cardíacas.
Foto: @millenamboficial via Instagram / Estadão

Ao Terra, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que as investigações do caso prosseguem pelo 101° DP (Jardim Imbuias). O laudo que apontou a causa da morte da vítima foi disponibilizado à autoridade policial na tarde desta quinta-feira, 24. O médico responsável pelo atendimento será ouvido em depoimento e diligências prosseguem para a conclusão do caso.

Quem foi Millena Brandão

A atriz mirim Millena Brandão era membro da Cia Artística En’cena, e fez participações em novelas do SBT como A Infância de Romeu e Julieta, e A Caverna Encantada. Ela também atuou na série Sintonia, da Netflix.

Nas redes sociais, a menina de 11 anos tinha 140 mil seguidores, e sonhava em seguir carreira como atriz e modelo. Ela publicava fotos e vídeos de seus trabalhos e interagia com os fãs.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade