Temporal em Petrópolis causa alagamento, interdita vias e suspende aulas; Defesa Civil emitiu alerta máximo
Chuvas atingem a Região Serrana do Rio de Janeiro desde a madrugada desta quarta-feira, 17
Chuvas intensas causaram alagamentos, suspensão de aulas, interdição de vias e ativação de alerta máximo em Petrópolis. A Defesa Civil abriu pontos de apoio e desloca moradores de áreas de risco.
As chuvas intensas que atingem Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, desde a madrugada desta quarta-feira, 17, causaram estragos em diversos pontos da cidade. Em alerta extremo, a Defesa Civil anunciou o deslocamento de moradores de áreas de risco e suspendeu as aulas na rede municipal.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nas redes sociais, imagens preocupantes feitas nesta manhã mostram carros 'engolidos' e alagamentos por toda a cidade. Os flagras também foram registrados na Praça Dom Pedro, ao lado da Rua do Imperador, considerada a principal via de Petrópolis.
O caos é resultado dos temporais que registraram mais de 60 mm de chuva em apenas uma hora e 150 mm nas últimas 24 horas. Segundo o secretário de Defesa Civil, Guilherme Moraes, equipes estão monitorando as ocorrências desde as 5h.
"Promovemos avisos à população por meio das sirenes e abrimos pontos de apoio em regiões como Quitandinha, Thouzet, 24 de Maio, Vila Felipe, Alto da Serra e Independência", anunciou em comunicado oficial.
O órgão também orientou a suspensão do transporte público no 1º Distrito e o fechamento do comércio no Centro Histórico.
A orientação é que a população evite deslocamentos e não tente passar pelas regiões alagadas. Para os moradores de áreas com risco de deslizamento, a recomendação é procurar um dos pontos de apoio mobilizados pela Defesa Civil. São eles:
- E.M. Alto Independência
- E.M. Rubens De Castro
- E. M. Papa João Paulo
- E. M. Clemente Fernandes
- E. M. Germano Valente
- Cei Chiquinha Rolla
- E.M. Stefan Zweig
- E.M. Odette Fonseca
- E.M. Governador Marcello Alencar
- Escola Paroquial Bom Jesus
- Escola Das Comunidades Santo Antônio
- E. M. Rosalina Nicolay
- Escola Municipalizada Hercilia Henriques Moret
As escolas que funcionam como pontos de apoio permanecerão abertas para abrigar moradores de áreas de risco.