Durante décadas, Ford foi o símbolo do "carro a combustão americano", agora isso chegou ao fim
Ford e Renault chegaram a acordo para abastecer o mercado americano com dois carros elétricos "acessíveis"; A marca também firmou um acordo de colaboração com a Volkswagen.
A Ford terá pelo menos seis carros elétricos no mercado, mas quatro deles não serão "exclusivamente Ford". A montadora americana confirmou ter chegado a um acordo com a Renault para abastecer a marca com dois carros elétricos "acessíveis". O acordo também prevê uma futura parceria para veículos comerciais.
Acima de tudo, paira no ar uma dúvida: o que podemos esperar da Ford na Europa?
Dois carros elétricos fabricados pela Renault
Em comunicado à imprensa, Ford e Renault confirmaram que a primeira utilizará a plataforma Ampère para lançar dois carros elétricos "acessíveis" no mercado nos próximos anos. O primeiro, segundo a Ford, deverá chegar às concessionárias no início de 2028.
Em outras palavras, o que parece certo é que veremos uma espécie de Renault 5 com o logotipo da Ford. A questão é se veremos um segundo carro elétrico baseado no Renault 4 (para ampliar a gama com algo do tipo SUV compacto) ou no Twingo, buscando outro tipo de cliente. No momento, tudo indica que serão novos Renault 5 e 4 fabricados pela Ford.
Na França
Esses carros da Ford com toque francês serão produzidos na fábrica da Renault na França, Electricity, onde também saem os já mencionados Renault 5 e 4, sendo, portanto, o modelo que provavelmente veremos nas ruas.
A chegada dos novos modelos também representa um impulso para a própria fábrica, que monta os pequenos modelos elétricos da Renault, mas também o Nissan Micra (irmão do Renault 5). A produção tem capacidade para continuar crescendo e conta com ...
Matérias relacionadas
Na China, a Audi vende um carro de luxo com 700 cv por 30 mil euros; na Alemanha, ele custa o dobro
Chineses ressuscitam a Phelon & Moore, outra lendária marca europeia de motos