Sedã elétrico da Mercedes roda 1.000 km com uma só carga
Revelado em janeiro, sedã elétrico Mercedes Vision EQXX percorreu 1.000 km em trajeto entre Alemanha e França, passando pelos Alpes Suíços
O Mercedes-Benz Vision EQXX atingiu nesta semana uma marca impressionante para um veículo elétrico. Projetado para oferecer o máximo de eficiência, o sedã alemão rodou mais de 1.000 km com apenas uma carga completa. A viagem de longa distância foi concluída com a tomada de carga selada e acompanhada por um especialista independente do organismo europeu de certificação TÜV Süd.
De acordo com a Mercedes, o trajeto percorrido pelo Vision EQXX teve início na cidade de Sindelfingen (Alemanha). Dali, o sedã elétrico seguiu viagem através dos Alpes Suíços e pelo norte da Itália, até o destino final na cidade de Cassis, na Côte d'Azur (França). Com isso, ele percorreu mais de 1.000 km no tráfego diário, com uma única carga de bateria.
Ao final, o estado de carga da bateria era de cerca de 15%, o equivalente a uma autonomia restante em torno de 140 km. Para efeito de comparação, uma carga completa do Mercedes-Benz Vision EQXX seria suficiente para uma viagem entre as cidades de São Paulo e Brasília (1.005 km) ou entre Porto Alegre e Foz do Iguaçu (996 km). Outra possibilidade seria um trajeto de ida e volta entre Rio de Janeiro e São Paulo (cerca de 890 km).
O consumo do Mercedes-Benz Vision EQXX foi de apenas 8,7 kWh/100 km em condições de tráfego reais. Em trechos de rodovias, o sedã obteve velocidades de até 140 km/h nas autoestradas alemãs e perto do limite de velocidade em outros lugares. Além disso, o percurso também incluiu trechos de subidas e descidas de montanha, além de obras rodoviárias. As condições climáticas foram de chuva e sol, com temperaturas entre 3 e 18º C.
O resultado do teste só foi possível graças à aerodinâmica excepcional do Mercedes Vision EQXX. Com um impressionante coeficiente de arrasto de apenas 0,17, o modelo chama a atenção pelo design de linhas suaves e pela carroceria com formas inspiradas em uma gota de água. Na traseira, o modelo conta com um difusor ativo, que se abre automaticamente a 60 km/h. Ele fornece melhor fluxo de ar e contribui significativamente para a redução do arrasto.
Além disso, o Vision EQXX também traz pneus ecológicos Turanza Eco desenvolvidos especificamente para o modelo em conjunto com a Bridgestone. O projeto do pneu apresenta paredes laterais aerodinamicamente otimizadas para combinar com as calotas montadas nas rodas de 20” feitas de magnésio. Para privilegiar a aerodinâmica, as rodas trazem design fechado semitransparente.
Outra preocupação da Mercedes em relação ao Vision EQXX foi o peso. Por isso, o sedã elétrico utiliza materiais como os compostos de fibra de carbono-açúcar utilizados na parte superior da bateria, freios a disco de alumínio e o piso traseiro fabricado com um processo de fundição de alumínio. Além disso, a compacta bateria de 100 kWh pesa apenas 495 kg e cabe em um carro compacto. O peso total do modelo é de 1.754 kg.
A unidade de acionamento elétrico do Vision EQXX – composta pelo motor elétrico, transmissão e eletrônica de potência – foi desenvolvida em conjunto com os especialistas da equipe Mercedes-AMG de Fórmula 1. Posicionado no eixo traseiro, o motor elétrico oferece 245 cv de potência ao sedã e possui uma eficiência energética de 95% na transferência de potência para as rodas.
Por dentro, o novo Mercedes Vision EQXX traz uma tela de navegação 3D de impressionantes 47,5’’. Com resolução 8K, trata-se de uma peça única, com várias telas, à frente do motorista e do passageiro. O sistema também conta com inteligência artificial com funções neurais e suporte a comandos de voz. O novo Mercedes Vision EQXX ainda não tem previsão de chegar ao mercado.