Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sedã elétrico da Mercedes roda 1.000 km com uma só carga

Revelado em janeiro, sedã elétrico Mercedes Vision EQXX percorreu 1.000 km em trajeto entre Alemanha e França, passando pelos Alpes Suíços

14 abr 2022 - 13h44
(atualizado às 13h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Mercedes Vision EQXX passou por Alemanha, Suíça, Itália e França
Mercedes Vision EQXX passou por Alemanha, Suíça, Itália e França
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

O Mercedes-Benz Vision EQXX atingiu nesta semana uma marca impressionante para um veículo elétrico. Projetado para oferecer o máximo de eficiência, o sedã alemão rodou mais de 1.000 km com apenas uma carga completa. A viagem de longa distância foi concluída com a tomada de carga selada e acompanhada por um especialista independente do organismo europeu de certificação TÜV Süd. 

De acordo com a Mercedes, o trajeto percorrido pelo Vision EQXX teve início na cidade de Sindelfingen (Alemanha). Dali, o sedã elétrico seguiu viagem através dos Alpes Suíços e pelo norte da Itália, até o destino final na cidade de Cassis, na Côte d'Azur (França). Com isso, ele percorreu mais de 1.000 km no tráfego diário, com uma única carga de bateria.  

Ao final, o estado de carga da bateria era de cerca de 15%, o equivalente a uma autonomia restante em torno de 140 km. Para efeito de comparação, uma carga completa do Mercedes-Benz Vision EQXX seria suficiente para uma viagem entre as cidades de São Paulo e Brasília (1.005 km) ou entre Porto Alegre e Foz do Iguaçu (996 km). Outra possibilidade seria um trajeto de ida e volta entre Rio de Janeiro e São Paulo (cerca de 890 km).

Mercedes-Benz Vision EQXX
Mercedes-Benz Vision EQXX
Foto: Daimler/Divulgação

O consumo do Mercedes-Benz Vision EQXX foi de apenas 8,7 kWh/100 km em condições de tráfego reais. Em trechos de rodovias, o sedã obteve velocidades de até 140 km/h nas autoestradas alemãs e perto do limite de velocidade em outros lugares. Além disso, o percurso também incluiu trechos de subidas e descidas de montanha, além de obras rodoviárias. As condições climáticas foram de chuva e sol, com temperaturas entre 3 e 18º C.

O resultado do teste só foi possível graças à aerodinâmica excepcional do Mercedes Vision EQXX. Com um impressionante coeficiente de arrasto de apenas 0,17, o modelo chama a atenção pelo design de linhas suaves e pela carroceria com formas inspiradas em uma gota de água. Na traseira, o modelo conta com um difusor ativo, que se abre automaticamente a 60 km/h. Ele fornece melhor fluxo de ar e contribui significativamente para a redução do arrasto. 

Além disso, o Vision EQXX também traz pneus ecológicos Turanza Eco desenvolvidos especificamente para o modelo em conjunto com a Bridgestone. O projeto do pneu apresenta paredes laterais aerodinamicamente otimizadas para combinar com as calotas montadas nas rodas de 20” feitas de magnésio. Para privilegiar a aerodinâmica, as rodas trazem design fechado semitransparente.

Mercedes Vision EQXX rodou mais de 1.000 km com uma só carga
Mercedes Vision EQXX rodou mais de 1.000 km com uma só carga
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Outra preocupação da Mercedes em relação ao Vision EQXX foi o peso. Por isso, o sedã elétrico utiliza materiais como os compostos de fibra de carbono-açúcar utilizados na parte superior da bateria, freios a disco de alumínio e o piso traseiro fabricado com um processo de fundição de alumínio. Além disso, a compacta bateria de 100 kWh pesa apenas 495 kg e cabe em um carro compacto. O peso total do modelo é de 1.754 kg.

A unidade de acionamento elétrico do Vision EQXX – composta pelo motor elétrico, transmissão e eletrônica de potência – foi desenvolvida em conjunto com os especialistas da equipe Mercedes-AMG de Fórmula 1. Posicionado no eixo traseiro, o motor elétrico oferece 245 cv de potência ao sedã e possui uma eficiência energética de 95% na transferência de potência para as rodas. 

Interior do Mercedes-Benz Vision EQXX
Interior do Mercedes-Benz Vision EQXX
Foto: Daimler/Divulgação

Por dentro, o novo Mercedes Vision EQXX traz uma tela de navegação 3D de impressionantes 47,5’’. Com resolução 8K, trata-se de uma peça única, com várias telas, à frente do motorista e do passageiro. O sistema também conta com inteligência artificial com funções neurais e suporte a comandos de voz. O novo Mercedes Vision EQXX ainda não tem previsão de chegar ao mercado.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade