Primeiras unidades do novo Geely EX5 chegam oficialmente ao Brasil
Marcando o retorno da chinesa Geely ao Brasil, novo SUV elétrico EX5 será lançado no país em julho e vendido nas lojas da marca francesa
Falta pouco para o retorno da chinesa Geely ao Brasil. Nesta semana, o primeiro lote do SUV elétrico Geely EX5 chegou ao Brasil. Ele desembarcou no Porto de Paranaguá (PR) e em breve estará disponível nas concessionárias da marca. A Geely Auto retorna ao país em parceria com a Renault do Brasil.
As vendas do Geely EX5 começarão em julho, com rede própria, mas formada por atuais concessionários da Renault. No início serão 23 concessionárias em 19 cidades, mas o objetivo é chegar a 105 pontos de venda. O novo Geely EX5 é um modelo global da montadora chinesa, que também é dona de marcas como Geely Auto, Volvo, Lotus, Link & Co., Zeekr, Smart e Polestar.
O Geely EX5 é fabricado na nova arquitetura GEA NEV. Ele tem 160 kW de potência (218 cv) e 320 Nm de torque. Esse motor elétrico tem 90% de eficiência e pesa apenas 80 kg. O visual é bem moderno, e traz linhas inspiradas em um tigre. Na dianteira, os faróis em LED são finos, enquanto o para-choque conta com design minimalista.
Na lateral, as maçanetas são retráteis e as rodas são de 19”, enquanto a traseira traz lanternas em LED interligadas. A placa fica localizada no para-choque. No interior, há um painel de instrumentos digital de 10” e central multimídia de 15,4”, com uma pegada bem minimalista. O porte do Geely EX5 é um pouco maior do que o do BYD Song Plus.
Na China, o Geely EX5 tem duas opções de bateria, uma de 49,5 kWh e outra de 60,2 kWh de capacidade. No Brasil o SUV elétrico terá só a bateria maior, que permite um alcance de até 530 km. Dentre os itens de série, o SUV traz sistema de som com 16 alto-falantes, iluminação ambiente, teto solar panorâmico, pacote ADAS completo e bancos elétricos com função de ventilação, aquecimento e massagem na dianteira.
Mais detalhes sobre o Geely EX5, como o preço e as versões, serão divulgados em seu lançamento em julho. Até lá, a Geely já conta com um site e perfis oficiais em redes sociais no Brasil. Inicialmente a Renault do Brasil será apenas importadora e distribuidora da Geely Auto no Brasil.
A operação não afetará os negócios da Volvo e da Zeekr (marcas da Geely já presentes no país). Mas, se a operação for totalmente aprovada, a Geely Auto e a Renault do Brasil serão sócias na operação brasileira, incluindo a possibilidade de produzir localmente os carros da marca chinesa no país na fábrica da Renault no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).