Porsche manterá opções do 911 com câmbio manual no futuro
Edições especiais podem manter viva a opção de transmissão manual em futuros 911
Hoje, se considerarmos o mercado brasileiro, somente dois Porsche 911 podem ser comprados com câmbio manual: o Carrera T e os esportivos da linha GT3. Apesar de o interesse por esportivos manuais ser limitado fora de mercados como os EUA e do Reino Unido, a Porsche não pretende desistir e estuda ampliar a oferta, ainda que isso deva acontecer, principalmente, por meio de edições especiais.
Em entrevista à revista britânica Evo, destacada pela americana Road & Track, Michael Rösler, diretor da linha 911, comentou: "Estamos pensando em todas as possibilidades de entregar um manual aos clientes."
Carrera T virou opção "mais tranquila" com câmbio manual na linha 911
O executivo acredita que a solução pode estar em novas edições limitadas. Ele reconhece que a geração anterior, o 991, deixou escapar boas oportunidades ao ser descontinuada cedo demais. "Havia muitos carros muito legais no final do ciclo, como o Speedster, e outras ideias que não conseguimos concretizar", disse. "É uma questão que estamos discutindo na Porsche: qual é a melhor duração do ciclo?"
O sucesso de projetos como o 911 Sport Classic, o Dakar e o S/T mostrou que o público responde bem a esse tipo de proposta, reforçando a ideia de que o câmbio manual pode ter seu espaço nesses modelos especiais. Além disso, a Porsche já testa o que parecem ser conversíveis GT3, sinal de que um novo Speedster — inspirado no 991, que usava componentes do GT3 — pode estar a caminho.
Na entrevista, Rösler também comentou a estratégia por trás do trem de força T-Hybrid, presente no GTS e no Turbo S. Segundo ele, os engenheiros queriam trabalhar primeiro em uma versão biturbo, mas o modelo singleturbo no GTS fez mais sentido comercialmente. Em tom descontraído, revelou ainda ter tido um Renaultsport Clio 200 — prova de que, além de dirigir a linha 911, também entende a paixão de quem gosta de carros de verdade.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!