Nova Volkswagen Amarok é flagrada em testes no Brasil e chega em 2027
Produzida na Argentina, nova geração da VW Amarok será baseada na picape chinesa Maxus Interstellar X e será exclusiva para a América do Sul
A nova geração da Volkswagen Amarok segue em testes pelo Brasil afora. Desta vez, a picape foi flagrada na cidade de São Paulo (SP) por Cristyan Foppa (@cristyanfoppa) e apareceu em um post dos amigos dos perfis Placa Verde (@placaverde) e BFMS (@bfmsoficial), no Instagram. Ainda com bastante camuflagem, a nova geração do Volkswagen Amarok será lançada em 2027 no Brasil e será baseada na chinesa Maxus Interstellar X.
Nova geração da Amarok vendida no Brasil terá origem chinesa
Conhecida internamente como Projeto Patagônia, a nova geração da Amarok vendida na América Latina terá plataforma de origem chinesa e será produzida na Argentina, substituindo o modelo atual. Ela será um modelo totalmente diferente da segunda geração global da Amarok, que é baseada no Ford Ranger.
Para produzir a nova Amarok, a fábrica da Volkswagen em General Pacheco (Argentina) vai receber um investimento de 580 milhões de dólares – cerca de R$ 3,2 bilhões, aplicados entre 2025 e 2029. A nova VW Amarok terá plataforma desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC, que comercializa a picape Maxus Interstellar X em alguns mercados da Ásia e Europa.
Porte da nova Volkswagen Amarok será maior do que o das rivais
A picape chinesa vai emprestar a base e alguns componentes eletrônicos para a nova Amarok. Apesar disso, o design e todos os ajustes de engenharia e dinâmica serão feitos pela marca alemã na América do Sul. A nova Amarok terá um porte maior do que as demais picapes médias vendidas no Brasil.
Além disso, a carroceria e a caçamba não contam com a tradicional separação vista em outras caminhonetes do segmento. No entanto, não se trata de uma picape monobloco, uma vez que a nova geração da Volkswagen Amarok vai manter a construção sobre chassi. A nova Amarok já teve até mesmo um teaser do novo modelo divulgado, feito pelo centro de design da Volkswagen da América Latina, chefiado pelo brasileiro JC Pavone.
A primeira geração da picape seguirá em produção normalmente até a chegada da nova Amarok. Sob o capô, a nova picape deve até mesmo manter o atual motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv, e terá inéditas versões híbridas.