Nova picape média Ram Dakota terá produção iniciada ainda em 2025
Baseada na Fiat Titano, nova Ram Dakota será produzida na Argentina e deve ser uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo 2025
Nova Ram Dakota terá motor 2.2 turbodiesel de 200 cv, produção em Córdoba e estreia no Brasil em 2026 para enfrentar a Toyota Hilux. Baseada na Fiat Titano, nova Ram Dakota deve ser uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo em 2025
A Ram Dakota, um dos lançamentos mais aguardados da Stellantis, começará a ser fabricada ainda este ano. É o que indica a imprensa argentina, que também antecipa que a versão de produção da nova picape média deve fazer sua primeira aparição pública entre outubro e novembro. Vale lembrar que a Ram estará presente no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano, que vai ocorrer entre os dias 22 a 30/11.
Produção na Argentina e planos para a região
A nova Ram Dakota será produzida em Córdoba, na Argentina, onde já é fabricada a Fiat Titano, com quem compartilha chassi, motorização e diversos componentes. Revelada em agosto com a versão conceito Dakota Nightfall, a nova Ram Dakota resgata o nome icônico da picape produzida pela Dodge entre 1998 e 2001 no Brasil.
Ela deve chegar oficialmente ao mercado brasileiro no início de 2026, pouco depois do lançamento na Argentina. Além deles, a nova Ram Dakota também será exportada para outros países da América Latina. O modelo, no entanto, não chegará aos EUA. No Brasil, a nova Ram Dakota vai brigar com a Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger no segmento de picapes médias.
Estilo inspirado nos modelos maiores da Ram
Visualmente, o conceito Ram Dakota Nightfall já antecipou grande parte do design da nova picape. Ela adota um visual robusto inspirado em outros modelos da marca. O conceito exibido em agosto trouxe faróis estreitos interligados por faixa de LED, grade frontal avantajada e para-choque redesenhado.
A versão de produção pode manter até mesmo as luzes de posição alaranjadas no capô, marca registrada das picapes Ram. Outros destaques da traseira são as lanternas também de LED e o emblema Ram na tampa traseira, além do para-choque traseiro com ganchos de reboque.
Interior mais refinado que o da Titano
O interior deve se diferenciar da Titano, com acabamento mais sofisticado e soluções vistas em modelos chineses como a Changan Hunter, picape que também deu origem à Fiat Titano e à Peugeot Landtrek. Espera-se painel digital ampliado, central multimídia maior e console redesenhado, além de novos materiais de revestimento.
Motor 2.2 turbodiesel, câmbio automático e 4x4
Sob o capô, a Dakota repetirá a configuração da Titano, com motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 400 Nm. O câmbio será um automático de oito marchas fornecido pela ZF, mas alguns mercados poderão ter opção manual de seis marchas. A tração será 4x4 com funções 4x2 e 4x4 reduzida, além de além de bloqueio traseiro e assistente de descida.