Novo Fiat Fastback é flagrado na Europa e terá plataforma do Panda e Basalt
Com nova plataforma modular, próxima geração do Fastback terá design mais reto e deve ser uma das novidades da Fiat até 2030 no Brasil
O Fiat Fastback terá novidades importantes nos próximos anos. Uma unidade da nova geração do SUV cupê foi flagrada recentemente em testes na Itália. Ao contrário do modelo atual, que foi lançado no Brasil em 2022 e nos demais mercados da América Latina com a plataforma do Pulse, o próximo Fiat Fastback vai utilizar a base do Grande Panda e será um carro global, chegando também ao mercado europeu. Ele será uma das cinco novidades que a Fiat lançará no Brasil até 2030.
Novo Fiat Fastback já roda em testes com carroceria final
O flagra foi publicado pela revista italiana Quattroruote. Nele já é possível ver o novo Fiat Fastback com sua carroceria final, embora ainda bem camuflado. Alguns detalhes como os retrovisores e as maçanetas parecem ser os mesmos do Fiat Grande Panda. Na parte traseira, a carroceria ainda conta com um aplique para disfarçar o caimento mais acentuado do teto.
Plataforma global baseada no Grande Panda
O novo Fastback será construído sobre a base do Grande Panda (plataforma Smart Car/CMP), a mesma utilizada em modelos como Citroën C3 e Basalt. Essa arquitetura é flexível, podendo receber motores a combustão, híbridos ou totalmente elétricos. A mudança faz parte da estratégia da Fiat de unificar seu portfólio em uma linha global de veículos.
No entanto, apesar da mesma plataforma, cada mercado terá algumas particularidades em relação ao design, equipamentos e motorização, já que a base suporta motores a combustão, híbridos ou elétricos. Em fevereiro do ano passado, a Fiat revelou quatro carros conceito baseados no Panda: um fastback, uma picape e dois SUVs, um deles com jeitão de minivan.
Estilo mais reto e luzes pixeladas
Pouco depois de apresentar o Grande Panda, a marca italiana também divulgou imagens pixeladas do novo Fastback, sem revelar muitos detalhes. No entanto, é possível ver que o próximo Fiat Fastback terá linhas mais retas do que a geração atual. Faróis e lanternas devem adotar elementos pixelados em LED, seguindo a identidade visual já vista nos conceitos baseados no Panda. As dimensões ficarão próximas às do Citroën Basalt.
Lançamento na Europa em 2026, Brasil só em 2028
Como o Fastback é um modelo mais recente – ele chegou ao mercado brasileiro em 2022 – a nova geração chegará primeiro à Europa, possivelmente entre o fim deste ano e o primeiro semestre de 2026. No Brasil, a chegada deve acontecer pelo menos dois anos depois, em 2028, como parte do plano da Fiat de lançar cinco novos modelos no país – um por ano – entre 2026 e 2030.