Descubra quais serão os cinco novos carros da Fiat no Brasil até 2030
Marca italiana confirmou que terá um lançamento por ano a partir de 2026; lista deve incluir Grande Panda e novas gerações de Strada, Toro,
A Fiat anunciou nesta quarta-feira, 17, em evento realizado em Turim (Itália), que terá um novo carro por ano no Brasil até 2030. Serão cinco lançamentos no total, mas a marca não detalhou quais modelos estão na fila. No entanto, o primeiro deve ser o Grande Panda, enquanto novas gerações de Strada, Toro, Fastback e Pulse também aparecem como fortes candidatas.
Grande Panda deve abrir a lista
O plano oficial da Fiat prevê cinco estreias no mercado brasileiro entre 2026 e 2030. Tudo indica que o primeiro lançamento será o Grande Panda, previsto para substituir os atuais Mobi e Argo. Já em testes no Brasil, o modelo deve inaugurar uma nova fase da Fiat no país, com plataforma global e opções eletrificadas.
O design terá elementos inéditos para o mercado brasileiro por dentro e por fora. Além disso, o nome do hatch ainda pode mudar, mas há chances dele se chamar de novo Argo. Ele será produzido em Betim (MG) e deve trazer versões equipadas com o motor 1.0 Firefly de 75 cv e o 1.0 turbo flex de 130 cv com sistema híbrido leve dos atuais Pulse e Fastback.
Em fevereiro do ano passado, a Fiat revelou cinco carros conceito baseados no Panda: um hatch, um fastback, uma picape e dois SUVs, um deles com jeitão de minivan e outro com pegada mais aventureira. Eles devem dar origem aos novos compactos da marca italiana no Brasil.
Strada e Toro também estão nos planos
A líder de vendas Strada deve ganhar uma nova geração dentro do cronograma, também com a base do Fiat Grande Panda. Já a Toro deve migrar para a plataforma STLA Medium, abrindo espaço para motores híbridos mais avançados. A próxima geração da picape intermediária deve chegar ao mercado após o novo Jeep Compass, que será o primeiro a contar com a plataforma STLA na fábrica de Goiana (PE).
Fastback e Pulse renovados
Entre os SUVs, Fastback e Pulse devem ser atualizados até 2030, ambos com a base CMP, a mesma usada por modelos da Peugeot e Citroën no Brasil. A eletrificação será um ponto-chave para mantê-los competitivos diante de rivais como as próximas gerações dos Volkswagen T-Cross e Nivus, além de SUVs chineses.
Em uma entrevista à revista Quattroruote no ano passado, o CEO global da Fiat, Olivier François, confirmou que a marca italiana terá em breve um novo SUV do segmento C baseado no Fiat Grande Panda, que pode inspirar o sucessor do Pulse no Brasil e deve ter um parentesco próximo ao do Citroën C3 Aircross.
Na Europa, o novo SUV deve ser lançado até 2026 com variantes elétricas e híbridas, além de opções de cinco e sete lugares. Já o próximo Fastback deve seguir o conceito Panda Fastback, que também vai substituir o Tipo europeu. Ambos devem seguir o mesmo caminho como um modelo único global, que deve ter como destaque o visual esportivo e a mesma plataforma modular.