Novo Jeep Compass será feito no Brasil com versões híbridas em 2028; diz site
Nova geração do SUV médio será o primeiro carro produzido no Brasil com a plataforma STLA Medium; novo Jeep Compass também terá porte maior
A linha de SUVs da Jeep terá novidades no Brasil. Segundo o site Autos Segredos, a Stellantis iniciará em 2028 a produção do novo Jeep Compass em Goiana (PE). A segunda geração do SUV médio será o primeiro modelo da plataforma STLA Medium fabricado no país e terá opções híbridas leve, plug-in e totalmente elétrica. Na linha 2026, o Jeep Compass ficou até R$ 20 mil mais barato no Brasil.
Produção em Goiana abre nova fase da Stellantis
O novo Compass será o primeiro de seis lançamentos nacionais previstos até 2030 para a fábrica de Goiana (PE). A produção deve ter início em janeiro de 2028, com lançamento oficial no primeiro trimestre do mesmo ano.
Design atualizado e porte maior
A nova geração do Compass seguirá o estilo já visto na Europa, com linhas mais retas e modernas, além de um porte maior. O modelo terá 4,55 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,67 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Já o interior recebeu melhorias no acabamento, e tem como destaque a central multimídia de até 16” e o painel de instrumentos digital tem tela de 10”.
Três opções de motorização
A Stellantis apostará em um portfólio variado para o novo Jeep Compass, que . Todas as versões eletrificadas terão o motor 1.3 Turbo Flex 270, associado a diferentes sistemas de eletrificação:
- Híbrido leve (48V) com câmbio automático Aisin de seis marchas;
- Bio Hybrid Plug-in com tração integral e transmissão e-DCT de sete marchas;
- Versão elétrica (BEV), prevista para chegar após o lançamento inicial.
Diferenças técnicas em relação ao modelo europeu
A configuração híbrida leve brasileira deve contar com o atual câmbio automático Aisin de seis marchas, enquanto na Europa utiliza-se uma caixa e-DCT. Já na versão plug-in, o sistema combina um motor elétrico no eixo traseiro para tração integral, permitindo condução puramente elétrica ou híbrida. A proposta é reduzir emissões e oferecer maior eficiência energética.
Plataforma STLA Medium estreia no Brasil
O Compass 2028 inaugura a plataforma global STLA Medium no mercado brasileiro. Essa base, desenvolvida para veículos a combustão, híbridos e elétricos, prepara o terreno para outros cinco modelos que a Stellantis lançará em Goiana até o fim da década, consolidando o Brasil como polo estratégico de eletrificação para a América Latina.