Nova geração do Peugeot 3008 elétrico é registrada no Brasil
Totalmente renovado, Peugeot 3008 tem visual ousado e versões elétricas com até 700 km de alcance com a plataforma do próximo Jeep Compass
O novo Peugeot 3008 acaba de dar as caras no Brasil pela primeira vez. Revelada na Europa no fim de 2023, a terceira geração do SUV médio foi registrada no Instituto Brasileiro de Propriedade Industrial (INPI). Totalmente renovado, o Peugeot 3008 ganhou visual ousado e carroceria em estilo cupê. Ele também é feito sobre a plataforma modular STLA Medium, que será utilizada pela próxima geração do Jeep Compass.
Trata-se de uma grande evolução da base EMP2 do Peugeot 3008 de segunda geração, mas com mais de 70% dos componentes novos para suportar motores elétricos. Ela será utilizada pela próxima geração do Compass feito em Goiana (PE), que deve ser lançado até 2026.
O visual – que já era um dos destaques da geração antiga – ficou ainda mais chamativo. A dianteira ganhou faróis de LED mais finos, e três luzes diurnas em formato "garra de leão" logo abaixo. A grade frontal agora traz detalhes tridimensionais. Na lateral, a carroceria ganhou caimento em estilo cupê, enquanto as lanternas de LED são interligadas por uma barra preta.
Por dentro, o acabamento ficou mais sofisticado, com detalhes em tecido e emborrachados pelo painel, que tem aspecto futurista. O novo Peugeot 3008 ainda conta com a tela Panoramic i-Cockpit de 21", que une o painel de instrumentos digital e a multimídia em um só display. O porta-malas varia entre 470 litros e 520 litros, dependendo da versão.
Na Europa, o novo Peugeot 3008 é vendido em versões elétricas com potências entre 210 cv e 320 cv, com um ou dois motores elétricos. Já a tração pode ser dianteira ou integral. O alcance varia entre 525 km e 700 km no ciclo europeu WLTP. Há ainda uma versão micro-híbrida com motor 1.2 turbo de 136 cv, e futuramente o modelo ganhará uma variante híbrida plug-in.
Vendido no Brasil atualmente em versão única com o motor 1.6 turbo THP de 165 cv, o novo Peugeot 3008 deve ser importado apenas uma versão elétrica. Nos próximos meses, o modelo deve ser flagrado nas ruas brasileiras em testes de rodagem e homologação, e deve chegar ao mercado brasileiro entre o fim deste ano e o início de 2025.