Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Manutenção: 4 dicas práticas para cuidar do radiador do carro

Manutenção preventiva é sempre o melhor caminho, mas se o radiador já estiver com problemas é preciso ficar atento aos sinais

1 jun 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Radiador é um item indispensável no sistema de arrefecimento do veículo
Radiador é um item indispensável no sistema de arrefecimento do veículo
Foto: Divulgação / Guia do Carro

O radiador é um item indispensável no sistema de arrefecimento do veículo, por ser ele o responsável por fazer a troca de calor do líquido de arrefecimento do motor, mantendo assim a temperatura do motor nos padrões ideais.

Mas, existe uma forma correta de cuidar do radiador? Para te ajudar, o Guia do Carro convidou a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix.

“Ele [radiador] juntamente com as mangueiras, o reservatório de expansão e o líquido do arrefecimento, o qual é o aditivo, compõem o sistema de arrefecimento do carro, evitando que ele tenha superaquecimento. Por isso, a importância de manter essa peça sempre com manutenção preventiva”, diz Luciana.

Segundo Luciana, dado a importância do radiador, é preciso saber como executar a manutenção da forma correta. Para isso, é fundamental consultar o manual do veículo para descobrir as recomendações da montadora. “É muito importante você consultar o manual do carro, porque cada montadora trabalha com um aditivo específico para aquele motor.”

“Caso você tenha água desmineralizada, ela também pode ser usada para completar o reservatório do radiador quando o nível estiver baixo”, explica.

Luciana Félix: dicas importantes para os clientes sobre a manutenção
Luciana Félix: dicas importantes para os clientes sobre a manutenção
Foto: Na Oficina / Guia do Carro

A manutenção preventiva é sempre o melhor caminho, mas e se o radiador já estiver com problemas? Neste caso, Luciana orienta a ficar atento aos sinais  para identificar o problema e evitar maiores custos.

“Gosto sempre de dar essas informações aos meus clientes, os sinais quando esta peça já está danificada. Se por acaso você perceber um cheiro de queimado no carro, fumaça saindo pelo capô do carro, ou até mesmo aquele sensor que aparece no painel de superaquecimento, significa que essa peça já está comprometida, ou seja, já está acontecendo algum vazamento e precisa de manutenção corretiva o mais rápido possível.”

A seguir, Luciana deu 4 dicas práticas para você começar a cuidar preventivamente do radiador do seu carro em casa.

Confira o nível com o motor frio: A primeira coisa que gosto de ensinar é conferir nível do líquido de arrefecimento sempre com motor frio, com o carro desligado. E você pode fazer isso a cada 15 dias. Se você perceber que o nível está baixando com frequência, é recomendado ir imediatamente a uma oficina de confiança.

Verifique o manual do proprietário: Lá [manual] está discriminado a quilometragem que cada montadora determina, para que você possa fazer a substituição sempre na manutenção preventiva.

Mantenha o reservatório limpo: Quando você perceber que ele está sem aditivo, ele fica escuro, e isso significa que o selo do bloco está sendo comprometido, ele já sofreu uma corrosão por falta de aditivo. Então, significa que o radiador precisa ser substituído, pois o reservatório já não está mais em condições para que você possa ver claramente quando estiver no nível mínimo ou no nível máximo. Por isso, sempre mantenha essa peça limpa o suficiente para que você consiga inspecionar com o motor frio.

Manutenção preventiva das mangueiras: Se elas estiverem rachadas, ressecadas ou remendadas, a probabilidade desse carro sofrer um superaquecimento é grande.

Luciana enfatiza que a manutenção preventiva pode trazer economia com o carro. “São detalhes que vão fazer você manter uma economia no carro, e essa economia vem sempre como resultado da manutenção preventiva. Prolongar a vida útil de um motor está inteiramente ligado a um radiador em bom estado. E o radiador em bom estado significa fazer as manutenções e manter o líquido de arrefecimento, o qual é o aditivo, sempre conforme o recomendado pela montadora.”

“É muito comum as pessoas colocarem qualquer qualidade ou qualquer tipo de aditivo, e isso não é recomendável. Muito pelo contrário, é muito prejudicial ao carro. Então, seguindo essas orientações, eu acredito que você terá uma economia e sempre manterá o carro em segurança”, finaliza Luciana.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade