Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Licenciamento: 20% dos motoristas descobrem bloqueio na Hora H

Levantamento do Gringo aponta que 2 em cada 10 motoristas desconhecem multas em outros estados; aplicativo pode ajudar nesse processo

28 ago 2024 - 10h48
Compartilhar
Exibir comentários
Licenciamento 2024: muitos motoristas só descobrem o bloqueio na hora de pagar a taxa
Licenciamento 2024: muitos motoristas só descobrem o bloqueio na hora de pagar a taxa
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

De acordo com dados levantados pelo aplicativo Gringo, que 15 milhões de clientes e tenta simplificar a vida dos usuários, quase 20% dos motoristas possuem multas Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito) e só tomam conhecimento na Hora H, ou seja, na hora de pagar a taxa de Licenciamento do veículo.

As infrações de trânsito cometidas em unidades da Federação que diferem do registro de licenciamento do veículo, são chamadas de multas Renainf. Elas acontecem quando o carro transita em um estado diferente daquele de onde foi registrado. Mas, muitas vezes, por falta de cadastro atualizado, a notificação não chega para o motorista que só toma conhecimento dela na hora do licenciamento.

O processo de pagamento dessas multas nem sempre é simples, já que as notificações podem não chegar e as plataformas de consultas são específicas. O que faz com que, muitas vezes, o condutor perca o prazo de pagamento por tomar conhecimento da infração tardiamente.

Contudo, com o Gringo o motorista tem a facilidade de resolver esse processo em um só lugar. No aplicativo é possível identificar a multa, realizar o pagamento e ainda seguir com o pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) e, consequentemente, a emissão do e-CRLV. 

Além de acompanhar as multas de trânsito e outros débitos do veículo, quem opta pelo pagamento do licenciamento no Gringo ainda pode realizá-lo em até 12x no cartão de crédito ou à vista via Pix ou boleto. Ao pagar o licenciamento pelo aplicativo, com uma taxa de R$ 39,90 em São Paulo, é possível também fazer a emissão do CRLV-e direto no app, sem precisar aguardar nem buscar o documento em outros serviços.

“Fomos o primeiro aplicativo a reunir pagamento e emissão do documento no mesmo lugar, sendo uma excelente  opção  para economizar tempo e simplificar o  dia a dia do motorista. Tudo isso em poucos cliques”, explica Gustavo Goldenberg, líder de produto no Gringo.

Licenciamento 2024

O licenciamento veicular é um processo obrigatório pelo qual os proprietários de veículos como carros, motos e caminhões, obtêm a autorização para operar legalmente nas vias públicas. O pagamento é obrigatório para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Cada região do Brasil possui seus próprios prazos e pode ter regras diferentes. Os motoristas que não estiverem com o CRLV atualizado estão sujeitos a multa de R$ 293,47 e penalização na CNH de sete pontos por infração gravíssima, com risco de apreensão do automóvel.  

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade