Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Exclusivo: BYD, GWM e Omoda Jaecoo 'roubam' clientes de Volkswagen e Jeep

Segundo pesquisa encomendada pelo Jornal do Carro, montadoras tradicionais viram muitos de seus clientes migrarem para chinesas em 2025

22 jan 2026 - 17h00
Compartilhar
Exibir comentários

A BYD encerrou o ano de 2024 com 3,92% de participação no segmento de automóveis, com 76.402 emplacamentos. A GWM, por sua vez, fechou o período com 29.219 unidades licenciadas. Em 2025, a situação foi outra.

A BYD ultrapassou confortavelmente a marca dos 100 mil carros vendidos no Brasil e a GWM emplacou mais de 41 mil automóveis. Até a novata Omoda Jaecoo, que chegou ainda aquecendo em abril, cumpriu bom papel e comercializou 7.219 no ano passado. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Se umas ganham, outras, claro, perdem clientes. De quem as marcas chinesas "roubaram" mais consumidores em 2025? Para responder a essa pergunta, o Jornal do Carro encomendou estudo exclusivo, desenvolvido pela MegaDealer em parceria com a Auto Avaliar.

Nele, é possível traçar um panorama completo da evolução da conquista de mercado pelas marcas chinesas ao longo de todo o ano de 2025. Os dados revelam que BYD, GWM e Omoda Jaecoo desenharam estratégias bem sucedidas de "roubo" de clientes de marcas tradicionais e premium, especialmente Volkswagen e Jeep.

De quem as marcas chinesas 'roubaram' clientes

A BYD focou a sua estratégia na captação de clientes de marcas de grande volume. Segundo Ari Kempenich, diretor de consultorias e análise de Big Data da MegaDealer, modelos como o Dolphin Mini e o Dolphin permitiram à fabricante atrair proprietários de hatches flex como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo.

Não à toa, no primeiro trimestre de 2025, a Hyundai foi a principal fonte de clientes para a BYD (11,3%). Contudo, a partir do segundo trimestre, a Volkswagen assumiu o posto de maior "doadora", crescendo de 11% no segundo trimestre para 11,6% no quarto tri.

De quem a BYD 'roubou' clientes em 2025:

Interessante é que a Chevrolet se manteve como o segundo ou terceiro maior alvo da montadora chinesa durante todo o ano, fechando 2025 com uma taxa de captação de 10,7%.

Impacto da tomada de clientes de marcas tradicionais

Embora os números sejam altos, Kempenich observa que Volkswagen, Hyundai e General Motors têm um market share elevado (de 10% a 18%). Assim, conseguem absorver melhor essa perda do que marcas com fatias menores de mercado.

"Hoje, mais ou menos 40% das pessoas trocam de carro dentro da própria marca. Dos 60% que buscam marcas novas, é natural que muitos deixem montadoras tradicionais como Volkswagen e Chevrolet", salienta Kempenich.

BYD Dolphin Mini
BYD Dolphin Mini
Foto: Rodrigo Tavares/Estadão / Estadão

O executivo aponta ainda que tem de se olhar para a relação do percentual conquistado ante a participação de mercado. É aí que a Jeep, com seus 6% de participação acaba sofrendo.

O pesadelo da Jeep

A BYD luta pelo volume por meio de carros de entrada, mas também é uma ameaça à Jeep com seus SUVs. No entanto, a GWM se mostrou a grande algoz da marca de origem americana no Brasil, atacando diretamente o coração de modelos como o Compass e o Commander.

Durante todos os trimestres de 2025, a Jeep foi a marca que mais perdeu clientes para a GWM. O pico ocorreu no segundo tri, quando quase 20% de todos os novos clientes da montadora chinesa vieram da marca do Grupo Stellantis.

De quem a GWM 'roubou' clientes em 2025:

"A Jeep tem um portfólio com SUVs em primeiro plano. Assim, é natural que um cliente da marca com um SUV de três, quatro anos de uso acabe migrando para a BYD ou para a GWM", diz Kempenich.

O executivo ressalta que, além da confiança que as chinesas conquistaram, as "pessoas gostam de novidades". "Há alguns anos, Compass e Commander eram essas novidades. Hoje é o BYD Song Plus, os Haval H6 e H9, o Omoda 5, o Jaecoo 7 e por aí vai", destaca.

FR12 SAO PAULO - SP - 22/05/2025 - JORNAL DO CARRO - JAECOO 7 PRESTIGE PHEV- Fotos do Jaecoo 7 Prestige Phev. FOTO: Felipe Rau/Estadão
FR12 SAO PAULO - SP - 22/05/2025 - JORNAL DO CARRO - JAECOO 7 PRESTIGE PHEV- Fotos do Jaecoo 7 Prestige Phev. FOTO: Felipe Rau/Estadão
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O analista comenta ainda que os veículos da Jeep passaram por poucas mudanças nos últimos anos. Isso acabou fazendo com que os clientes procurassem abrigo em outras montadoras, como as chinesas.

Tanto é que, com portfólio focado em SUVs, a Omoda Jaecoo encontrou na Jeep o seu principal alvo, com 14,8% de conquistas de clientes. A Volkswagen aparece em segundo lugar, com 11,2%, indicando que a marca captura tanto consumidores ávidos por utilitários esportivos quanto por sedãs e hatches de maior valor.

Vale frisar que a Omoda Jaecoo iniciou as suas operações ao longo do ano e, por isso, os dados consolidados se concentram no quarto trimestre.

De quem a Omoda Jaecoo 'roubou' clientes em 2025

Marcas premium: a perda que mais dói

Ari Kempenich alerta para um fenômeno crítico: a migração de clientes que compravam marcas premium tradicionais (BMW, Volvo, Audi) para os chineses.

"Marcas premium, como BMW, Volvo, Audi e Mercedes-Benz também tem sofrido, pois a conquista tem sido maior que o market share histórico das marcas. Um cliente que comprava um BMW de R$ 400 mil agora compra um chinês com bom número de itens por um preço menor", comenta o executivo da MegaDealer.

Volvo EX30 Cross Country
Volvo EX30 Cross Country
Foto: Vagner Aquino/Estadão / Estadão

No caso da GWM, a conquista de clientes da BMW variou entre 2,1% e 2,7% ao longo do ano. Para a Omoda Jaecoo, as marcas premium somadas (BMW, Mercedes-Benz, Volvo e Audi) representam quase 7% de todos os novos clientes no quarto trimestre.

É uma penetração perigosa. O especialista diz que, se uma marca de luxo tem apenas 1% de mercado e perde 2% para uma chinesa, o impacto na sua operação é proporcionalmente devastador. Muito mais que no caso da Jeep.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade