Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Já dirigimos: novo Kia EV5 agrada pelo visual, mas pesa no bolso

Primeiras impressões: novo Kia EV5 é confortável e tem até 402 km alcance, mas preço de R$ 399.990 pode dificultar a vida do SUV no Brasil

10 set 2024 - 13h21
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Kia EV5
Novo Kia EV5
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

A Kia apresentou recentemente o novo EV5 no Brasil. Primeiro carro elétrico da marca no país, o SUV elétrico chega ao país em versão única, por R$ 399.990. O Guia do Carro já teve um primeiro contato com o novo Kia EV5 em Itu (SP), durante o evento de lançamento do modelo, que tem até 402 km de alcance.

O principal destaque do novo Kia EV5 é o visual. O SUV médio tem linhas bem ousadas, que chamam bastante a atenção. Na dianteira, o modelo apresenta uma interpretação moderna da grade frontal chamada de nariz de tigre. Os faróis de LED são finos e trazem formato tridimensional. Visualmente, o novo EV5 agrada bastante.

Novo Kia EV5
Novo Kia EV5
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

Na lateral, os para-lamas trazem contornos musculosos e molduras pretas. As maçanetas são embutidas na carroceria, e a área envidraçada é um dos destaques do Kia EV5. Ainda há acabamentos na cor preta na coluna "A" e na coluna "C", que geram o efeito de teto flutuante. As rodas de liga-leve são de 18".

Além disso, o modelo ainda conta com um friso cromado na parte inferior das janelas e das portas. Na traseira, o Kia EV5 traz lanternas finas em LED com formato de bumerangue. Elas invadem a tampa do porta-malas, que traz o logotipo da Kia. A placa fica no para-choque, logo abaixo. A peça ainda traz um aplique de plástico preto na parte inferior.

Novo Kia EV5
Novo Kia EV5
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

As dimensões do Kia EV5 são de 4,61 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,71 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. São medidas semelhantes às do Chevrolet Equinox. O espaço interno é muito bom, e a posição de dirigir é elevada. O porta-malas leva até 513 litros (VDA), mas não chegamos a testar a acomodação de bagagens por conta do rápido test-drive.

Com o banco traseiro rebatido, a capacidade chega a 1.718 litros. Ainda há um compartimento frontal (frunk), abaixo do capô, com 60 litros de capacidade, onde é possível armazenar pequenos objetos e cabos de carregamento, ou até mesmo pequenas compras de supermercado.

Novo Kia EV5
Novo Kia EV5
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

Por dentro, o acabamento conta com materiais reciclados e superfícies emborrachadas na região do painel. As peças não trazem aspecto luxuoso, mas são de boa qualidade e contam com bons encaixes. As linhas também são modernas e seguem a linguagem de design "opostos unidos", da Kia. 

O painel digital de 12,3" e a central multimídia – também de 12,3" – são interligados na mesma moldura. Ambos os displays contam com alta resolução e fácil visualização. Os bancos contam com revestimento em tecido e couro sintético, e são confortáveis, enquanto o volante tem boa pegada.

Novo Kia EV5
Novo Kia EV5
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

A lista de equipamentos é recheada, e inclui teto solar panorâmico, bancos dianteiros com aquecimento e ajustes elétricos para o motorista, seis airbags, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão, alerta de ponto cego, ACC com stop and go, câmera 360º, alerta de colisão traseira com tráfego traseiro, de saída de faixa, auxílio de centralização de faixa, entre outros itens.

Ao conduzir, o novo Kia EV5 agrada. Equipado com um motor elétrico, o Kia EV5 oferece 160 kW (217 cv) de potência e 310 Nm de torque. Apesar de não ter proposta esportiva, o EV5 vai de 0 a 100 km/h em 8,9 s, um número bom para as medidas do carro. A tração é dianteira, e a suspensão filtra bem os impactos. Em outros mercados, também há versões com tração integral.

Novo Kia EV5
Novo Kia EV5
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

O trecho do test-drive foi bem curto, com cerca de 15 km, o que impossibilitou impressões mais aprofundadas sobre o Kia EV5. No entanto, o SUV se mostrou um carro bem confortável e ideal para o uso familiar, como em viagens. O alcance é de até 402 km no ciclo do Inmetro – 550 km no WLTP europeu. 

Novo Kia EV5
Novo Kia EV5
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

No entanto, pesa contra o alto preço de R$ 399.990, o que o coloca em um embate com modelos premium como Volvo XC40 e BMW iX1, o que pode tornar a vida do Kia EV5 mais difícil no Brasil. A garantia de 5 anos sem limite de quilometragem e de 8 anos ou 160 mil km para a bateria. O modelo ainda inclui um carregador de emergência, um wallbox residencial de 7 kW e as três primeiras revisões gratuitas.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade