Ioniq 5: como é o hatch elétrico de R$ 395 mil
Marca abre a pré-venda de um modelo compacto bem diferentão... E caro. Chamado de CUV, vai disputar clientes contra Kia EV5 e Volvo XC40
Hatch 100% elétrico da Hyundai é o mais novo player do mundo dos eletrificados. Ele é sustentável, espaçoso e uma série de componentes recicláveis e já oriundos da reciclagem
A Hyundai anunciou nesta terça-feira (24) o pré-lançamento do Ioniq 5, hatch 100% elétrico com visual todo ousado e preço nas alturas: R$ 394.990. A marca disse, veja só, que o lote inicial é "limitado" e "reduzido" - em outras palavras, os interessados não podem bobear. A reserva que precisa ser feita agora custa R$ 5 mil.
Atualizado mundialmente em março deste ano, o Hyundai Ioniq 5 está maior e ganhou bateria de 84,0 kWh - o que o faz ter autonomia de 374 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Por ser mais altinho, a marca decidiu chamá-lo de "CUV" (de "Crossovers Utility Vehicle").
O Ioniq 5 ainda promete desempenho esportivo: com dois motores elétricos, um em cada eixo - e portanto tração nas quatro rodas -, ele pode render 325 cv e até 61,6 kgfm de torque. Com esses números, acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e pode atinger 185 km/h de velocidade máxima.
Outra coisa: segundo a fabricante, ele chega e passa a ser o único carro da categoria compatível com carregadores ultrarrápidos de até 800V ou 350 kW (DC), o que possibilita fazer a recarga de 10% a 80% em incríveis 18 minutos.
Por ora ele vierá em versão única, denominada Signature, por R$ 394.990. Por esse valor, briga para roubar clientes de Volvo XC40, Kia EV5, BMW iX1, Mercedes-Benz EQA e atá contra modelos maiores como Ford Mustang Mach-E e Chevrolet Blazer EV.
Como é o Ioniq 5
Construído sobre a plataforma global de carros elétricos da Hyundai, chamada e-GMP (de Electric-Global Modular Platform), o carro se destaca pelo bom espaço interno, mesmo sendo um hatch.
A bateria principal de alta tensão fica alojada em uma estrutura sólida, que ao mesmo tempo garante baixo centro de gravidade para melhor estabilidade e boa distância livre em relação ao solo, de 178 mm.
O assoalho da cabine é plano, o que também se traduz, segundo a marca, em versatilidade para configurar o interior do Ioniq 5 para melhor atender o desejo cliente e criar um ambiente personalizado.
Por dentro, ele vem com tela dupla configurável que acomoda a central multimidia de 12,3" e o painel de instrumentos, também também de 12,3". Outros destaques da cabine são o head-up display com ajuste de ângulo e inclinação e o teto solar panorâmico, além do pacote ADAS de assistência à condução.
Para facilitar a recarga da bateria, o carro será vendido com dois recarregadores: um doméstico portátil de corrente alternada (de 2,6 kW e plugue padrão) e outro de parede em corrente alternada (conhecido como wallbox), de 7,68 kW.
A marca ainda destaca que o Ioniq 5 também é capaz de alimentar dispositivos externos com a eletricidade armazenada na bateria, por meio de uma função chamada V2L (Vehicle to Load). Na prática, ele vira um power bank gigante.
Sustentável
Entre todos os modelos da Hyundai, o Ioniq 5 é o que reúne a maior quantidade de itens recicláveis e até oriundos de reciclagem prévia. É o caso dos tapetes, produzidos em composto de Nylon reciclado vindo de redes de pesca coletadas nos oceanos.
O tecido dos apoios de braço central e das portas vem de materiais reciclados de garrafas pet, enquanto o dos bancos e do forro do teto inclui bicomponentes extraídos da cana de açúcar e do milho.
Com o seguinte detalhe: a forração dos bancos de couro é tingida com óleo de linhaça. E cluster, o volante e os painéis de porta são revestidos com tinta biológica, que inclui extrações de óleo de milho.
A garantia será dividida da seguinte forma:
- Ioniq 5: cinco anos sem limite de quilometragem
- Bateria e periféricos: oito anos ou 160 mil km]
- Recarregador de parede: um ano para produto e instalação
- Recarregador doméstico: o mesmo tempo de garantia do veículo (cinco anos)