Geely EX2 terá 116 cv e preço agressivo para brigar com BYD Dolphin Mini
Renault e Geely estão dispostas a surpreender a BYD e planejam lançar o EX2 elétrico entre R$ 120 mil e R$ 130 mil
Se depender da Geely e da Renault, a BYD vai passar a ter concorrência de preço no Brasil. Uma fonte da Renault disse ontem ao canal Inteligência Automotiva que o Geely EX2 vai estrear na primeira semana de novembro com um preço surpreendente.
Geely EX2 é um elétrico de 4,1 m com tração traseira
Segundo o Inteligência Automotiva, o elétrico chinês custará entre R$ 120 mil e R$ 130 mil para fazer um ataque direto ao BYD Dolphin Mini, que lidera o mercado vendido a R$ 119.990. Mesmo assim, o Geely EX2 chega da China com sua melhor configuração. O primeiro carro da marca no Brasil foi o Geely EX5, que já avaliamos.
Na China, os preços do Geely Geome (EX2) vão 68.800 a 98.800 yuans, equivalentes a R$ 52.000 e R$ 74.700, sem as tarifas de importação.
O Geely EX2 terá motor de 85 kW de potência (116 cv) e 150 Nm de torque, com tração traseira. Isso lhe dá 20 litros de porta-malas na dianteira (375 litros na traseira). A bateria deve ser a de 40 kWh, que lhe dá um alcance teórico de 410 km. Na prática, pelo PBEV do Inmetro, o EX2 deve ter uma autonomia de 300 km por carga.
Outras opções são o motor de 58 kW (78 cv) e 130 Nm e a bateria de 30 kWh, mas nesse caso o alcance teórico seria de 310 km e a autonomia real poderia ser de apenas 220 km pelo PBEV. Pelo menos por enquanto, essa opção foi descartada pela Renault-Geely. A bateria têm células GATL, construídas pela própria Geely.
Na China, EX2 é vendido com o nome Geome, uma submarca
Apesar do preço agressivo, o Geely EX2 é um hatch compacto elétrico com medidas surpreendentes. Na China ele passou a liderar o mercado com o nome Geome junto com a linha de produtos Galaxy. Ele tem um generoso entre-eixos de 2,65 m com 4,13 m de comprimento. A largura é boa (1,80 m) e a altura é a de hatch compacto (1,57 m).
As suspensões são independentes nas quarto rodas (multilink na traseira) e as rodas são de 16 polegadas (pneus 205/60). Os freios são a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira). O Guia do Carro ainda não conseguiu apurar se a multimídia será de 10,1 ou 14,6 polegadas, mas o painel digital tem 8,8 polegadas.
A mesma fonte disse que não há planos de fabricar o Geely EX2 no Brasil, por enquanto, mas que o objetivo é torná-lo o carro elétrico mais vendido do país. O consórcio Renault-Geely não divulgou qual é o volume do primeiro lote de importação, mas a fonte informação que “é bem grande” e que a intenção é “entrar pesado”.