Fusca raro com câmbio automático é exibido em museu de SP; saiba onde ver
Complexo Dream Car de São Roque exibe desde o mês de maio uma unidade rara do Volkswagen Fusca equipada com câmbio automático de fábrica
Você sabia que já existiu um Volkswagen Fusca automático de fábrica? Não, não estamos falando do New Beetle, muito menos do novo Fusca vendido entre 2012 e 2017. Desde maio deste ano, o Complexo Dream Car de São Roque (SP) exibe um raro modelo equipado com câmbio automático original de fábrica, um dos 5 existentes no Brasil. A exposição do Fusca Automático faz parte das celebrações pelo Dia Mundial do Fusca, comemorado em 22 de junho.
O modelo exposto no Dream Car Museum pertence ao empresário Marcio Guerino, 55 anos, residente em Cotia (SP). Trata-se de um exemplar Azul Diamante fabricado em 1970 na Alemanha para o mercado europeu. Equipado com motor 1.500 de 4 cilindros refrigerado a ar, o Fusca Automático tem 52 cv de potência e 10,3 kgfm de torque.
Era uma paixão antiga: Marcio sempre ouvia falar sobre a existência do Fusca automático. Até que descobriu este carro em Lima (Peru), e não mediu esforços para comprá-lo. O veículo foi negociado em março de 2024 e chegou a São Paulo de navio. Todo original, recebeu apenas um “banho de tinta” para ficar novamente com visual de zero km.
O design apresenta leves diferenças em relação ao Fusca fabricado no mesmo ano no Brasil: vidros laterais e para-brisas maiores, bem como rodas “tipo mexicanas”. Esse modelo já era equipado com itens que só seriam incorporados ao Fusca nacional tempos depois: retrovisor do lado direito, pisca-alerta e bocal externo do tanque. Um diferencial interessante é que o marcador de combustível está integrado à área central do relógio do velocímetro, que marca pouco mais de 55 mil km.
Mas apesar das semelhanças com o Fusca manual, a inscrição “VW Automatic” na tampa do capô traseiro alerta os desavisados: o câmbio deste exemplar é diferente dos demais. O sistema estreou em 1968 no Volkswagen Beetle e no Karmann Ghia (tipo 14), perdurando até 1976. Nos Estados Unidos, a montadora chamou-o de “Automatic Stick Shift” e, na Europa, apenas de “Automatic”.
O câmbio deste Fusca é bastante diferente dos automáticos tradicionais que começaram a se popularizar nos Estados Unidos a partir dos anos 50. A engenharia da montadora usou uma transmissão manual do modelo e fez modificações para acabar com o pedal da embreagem.
A principal diferença é que, neste Automatic, foi eliminada a primeira marcha e o sistema passou a ter 3 velocidades à frente, mais a ré. Além disso, a segunda tornou-se "L", de Low, ou Load (puxar reboque), a terceira tornou-se "1", para uso urbano, e a quarta transformou-se em "2", para estrada. Apesar de as marchas não mudarem automaticamente, utiliza-se a velocidade mais adequada para cada situação.
Ou seja: não é necessário fazer mudanças em movimento, pois o motorista engata a marcha desejada e pode sair dirigindo com essa marcha. O conversor hidráulico de torque faz o papel de modulador de embreagem, realizando as devidas compensações para conciliar rotações entre motor e roda, já que o conjunto platô-disco funciona apenas totalmente aberto ou totalmente fechado.
A embreagem convencional continua existindo, mas sem o pedal. O solenóide abre platô e disco quando a alavanca do câmbio é acionada. Conforme o dono, dirigir o modelo é muito diferente de guiar um Fusca convencional. Não somente por ter apenas 3 velocidades, como também pela posição dos engates: o L (Low) é para trás e a marcha à ré é para frente.
Dessa forma, dependendo da situação, o motorista engata a marcha correspondente. Por exemplo: em uma ladeira íngreme, em que é necessário força, deve ser selecionado o L, que faz a função de primeira marcha. Em ruas planas e em velocidades de até 60 km/h, muda-se para a 1ª, que equivale à 2ª e à 3ª marcha.
Já na estrada, para velocidades mais altas, engata-se a 2ª marcha, equivalente à 4ª de um Fusca manual. “Basicamente é um Fusca com caixa de câmbio tradicional, mas com uma embreagem que proporciona maior elasticidade. Diríamos que é o avô do sistema automatizado”, compara Marcio.
O Automatic é diferente dos automáticos tradicionais que equipam os carros atuais, mas mesmo assim é considerado um tipo de câmbio automático, sendo que a própria Volkswagen vendia oficialmente o carro na época como um automático.
O Fusca foi fabricado no Brasil de 1959 a 1986 e depois retornou em 1993 com os incentivos do então presidente Itamar Franco, tendo a produção definitivamente encerrada em 1996. Mais de 3 milhões e 100 mil unidades foram montadas no Brasil. No mundo, foram mais de 21 milhões de unidades.
O Fusca Automatic está exposto no pavimento superior do Dream Car Museum juntamente com outras raridades, como o Fusca Split Window ano 1952, a réplica do Herbie usado no filme Se Meu Fusca Falasse e unidades da Kombi. O exemplar chegou em maio e segue em exposição somente por mais alguns meses. O acervo do museu localizado em São Roque (SP) conta com 165 veículos antigos, entre modelos nacionais e importados.
Para conhecer esses e os demais modelos do acervo, basta comprar o seu ingresso com desconto pelo site www.dreamcarmuseu.com.br. Informações adicionais podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 3090-9147 ou pelo Instagram: @dreamcarsaoroque.