Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ford anuncia nova plataforma revolucionária para elétricos

Montadora norte-americana revelará nova estratégia no próximo dia 11 de agosto; base deve dar origem a sedãs, picapes, SUVs e até hatches

4 ago 2025 - 11h01
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta semana, a Ford anunciou o lançamento de uma nova plataforma que dará base a uma família de veículos elétricos acessíveis que promete redefinir a estratégia da montadora norte-americana no mercado de mobilidade sustentável.

O projeto, que vem sendo desenvolvido sob sigilo e será revelado no próximo dia 11 de agosto em Kentucky (EUA), foi descrito por executivos da empresa como um marco comparável ao lançamento do icônico Model T, em 1908.

"Vai ser um momento Model T", afirmou Jim Farley, CEO da Ford, durante evento de balanço de vendas, nos Estados Unidos. A ideia da fabricante é, por meio da nova estrutura, ampliar a produção de veículos elétricos acessíveis, com autonomia aprimorada, menor custo de produção e maior eficiência. O projeto tem o codinome Skunkworks.

Ford
Ford
Foto: Ford/Divulgação / Estadão

Essa nova arquitetura foi projetada do zero exclusivamente para veículos elétricos. Isso permitirá escalabilidade em diferentes segmentos de veículos. Trocando em miúdos, utilizando um mesmo chassi para sedãs, SUVs, picapes e até hatches, por exemplo, a fabricante reduz significativamente os custos e o tempo de desenvolvimento.

Afinal, a única maneira de competir com os modelos chineses é repensar toda a cadeia produtiva, desde o projeto até o fornecimento de peças. A Ford não fala, mas os primeiros modelos construídos com a nova base devem chegar ao mercado em 2027.

Para não ficar para trás de marcas como BYD, Chevrolet e Tesla, por exemplo, a Ford investirá em novas tecnologias e, como destaques da nova plataforma, estão avanços em baterias, arquitetura elétrica simplificada e recursos de direção autônoma integrados.

A montadora terá parcerias estratégicas com empresas de tecnologia e fornecedores globais para acelerar o desenvolvimento de componentes.

Ford Mustang Mach-E
Ford Mustang Mach-E
Foto: Ford/Divulgação / Estadão

Cabe recordar que a Ford já produz modelos elétricos, como o SUV Mustang Mach-E e a picape F-150 Lightning. A ideia é, no entanto, democratizar o acesso aos elétricos, como o Model T fez com os carros a combustão no começo do século passado.

A empresa ainda não divulgou qualquer detalhe, mas os primeiros modelos com base nessa nova arquitetura devem estrear primeiro no mercado norte-americano. Os planos de expansão para outras regiões devem se concretizar a partir de 2028.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade