Curitiba terá frota de táxi elétrico com Renault Kwid E-Tech
Capital paranaense dá um passo importante rumo à eletrificação dos serviços de táxi; veja detalhes do acordo
Enquanto algumas montadoras pensam em soluções diferentes e a maioria das cidades ignora a urgência climática, a Renault e a cidade de Curitiba decidiram sair na frente com uma frota de táxis elétricos.
A Renault e a Mobilize, marcas do Renault Group, fecharam uma parceria estratégica para utilização de veículos elétricos como táxi na cidade de Curitiba. Os detalhes do projeto serão anunciados futuramente, mas incluem a adoção de veículos elétricos da Renault adquiridos pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A gestão dos táxis elétricos será feita pela Mobilize. Os motoristas que vão adquirir os táxis elétricos da capital paranaense serão selecionados pela Urbs (Urbanização de Curitiba). A primeira unidade do Renault E-Tech como táxi elétrico foi entregue ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
“Esse novo projeto irá utilizar o conhecimento da Mobilize em gestão de frotas eletrificadas para garantir todo o suporte para os condutores dos veículos em suas atividades”, disse Ricardo Mendes, da Mobilize Beyond Automotive.
O sistema Mobilize Share já é utilizado para os colaboradores da Renault do Brasil e nas parcerias de carsharing e locação de curta duração no Paraná instaladas na Copel, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná e na Lactec.
“A parceria com o Grupo Renault está alinhada com o propósito de Curitiba com a redução de emissões e a substituição da matriz fóssil pela elétrica. A capital prevê reduzir em 20% as emissões de gases do efeito estufa até 2050”, disse Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
A empresa é responsável pelo gerenciamento do setor de táxi em Curitiba e vai lançar um edital de chamamento para a participação nos testes elétricos. Seis táxis elétricos vão rodar nas ruas do município nos próximos seis meses, apresentando a tecnologia para a população.