China: “BYD está com inveja do sucesso da Xiaomi, mas ninguém se importa”
Mídia chinesa tratou com irreverência o ótimo custo-benefício do BYD Tang L após o sucesso espetacular do Xiaomi YU7 em seu lançamento
O incrível sucesso do Xiaomi YU7 em seu lançamento, com 240.000 pedidos (não reembolsáveis) em apenas 18 horas, causou preocupação na BYD, maior fabricante de carros elétricos da China. Por isso, enquanto as análises focam no estrago que o Xiaomi YU7 fará nas vendas do Tesla Model Y – carro mais vendido do mundo em 2023 e 2024 –, parte da mídia chinesa olhou para os estragos nos rivais domésticos.
Com um título irreverente, o artigo opinativo assinado por Jiri Opletal no Car News China dá a dimensão do “xiaomimania” dos últimos dias: “A BYD está com inveja do sucesso da Xiaomi – eles oferecem um rival do YU7 com preço mais baixo e especificações melhores, mas ninguém se importa”.
Segundo Jiri, além de afetar as vendas do Model Y, “o novo SUV da Xiaomi também atingirá duramente as startups chinesas de veículos elétricos, bem como as montadoras tradicionais, incluindo a BYD”.
O pessoal de Shenzhen (sede da BYD) “têm um grande motivo para estar insatisfeito”, afirma: “O YU7 não só pressionará as vendas de seus SUVs de médio a grande porte, como o Sealion 8 e o Song L, mas também pela forma como a Xiaomi executou a entrada no mercado do YU7 e como utilizou uma marca forte e sua base de fãs dedicados”.
O BYD Tang L foi lançado em abril “sem dezenas de milhares de pré-encomendas, sem dezenas de milhares de vendas nos próximos meses e sem a atenção da maioria da grande mídia”. O carregamento ultrarrápido da BYD, que entrega uma autonomia de 370 km em apenas 5 minutos, é um dos trunfos do carro.
Na China, o BYD Tang L começa em 239.800 yuans (US$ 33.400), sendo 13.700 yuans (US$ 1.900) mais barato que o Xiaomi YU7. Ele tem tração traseira, um único motor de 500 kW (680 cv) e chega a 240 km/h. É SUV elétrico incrível, que tem até uma estação de acoplamento para drones opcional montada no teto. O clique de um botão abre o compartimento e libera o drone.
O Xiaomi YU7 de entrada, que custa 253.500 yuans, também em tração traseira com um único motor, mas sua npotência é de “apenas” 235 kW (320 cv). A velocidade máxima é a mesma, 240 km/h. Na ponta do lápis, portanto, o BYD Tang L parece ser muito mais negócio.
Depois de fazer vários comparativos entre os dois carros, Jiri Opletal pergunta: “Qual carro é melhor? Isso está além do escopo deste artigo e sempre será subjetivo. O que quero demonstrar é o enorme poder de marca da Xiaomi e de seu carismático CEO, Lei Jun, na China”.
E completa: “Apesar de ser mais barato e um concorrente justo para o YU7, o Tang L terá apenas uma fração de suas vendas. A base de fãs da Xiaomi é algo com que até mesmo gigantes como a BYD e outras fabricantes chinesas de veículos elétricos só podem sonhar. E a montadora sediada em Pequim não tem medo de utilizá-la para atingir sua meta de vender 10 milhões de veículos elétricos anualmente”.