Caoa não quer fica “presa” à Chery e terá associação com a Changan
Segundo informação da revista Autoesporte, a nova marca Caoa Changan será anunciada no Salão do Automóvel deste ano
Depois da Caoa Chery, está vindo aí a Caoa Changan. A informação é da revista Autoesporte. Segundo reportagem assinada por André Paixão, a nova marca Caoa Changan será anunciada no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, mas as vendas começarão somente a partir de abril de 2026. Entramos em contato com a Caoa, que respondeu: “A empresa não faz comentários sobre lançamentos e projetos futuros”.
Embora não haja uma confirmação oficial, o Guia do Carro apurou a Caoa não quer ficar “presa” somente à Chery, por isso buscou outro grupo chinês para fazer uma associação nos mesmos moldes. Ainda sob o comando do fundador da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, a empresa tentou ampliar a parceria com a Chery para as marcas Omoda e Exeed. Porém, a Chery decidiu lançar no Brasil (e no mundo) a Omoda Jaecoo.
A negativa ligou o sinal de alerta na Caoa. Uma fonte informou ao Guia do Carro que a empressa também conversou com a GAC, mas a montadora chinesa também decidiu entrar no Brasil com operação própria. Com a Caoa Changan, o grupo brasileiro teria mais liberdade para avançar em novos produtos e novos segmentos de mercado.
Segundo Autoesporte, o SUV Unit-T, de 4,5 metros, deve ser o carro-chefe da futura Caoa Changan. O carro é um pouco maior do que o Toyota Corolla Cross (líder da categoria C-SUV) e pode estrear com um motor 1.5 turbo de 188 cv e 299 Nm. Outro carro (já em testes no Brasil) é o Changan CS75, um SUV de 4,77 metros.
O Guia do Carro aposta no Caoa Changan CS75 Plus, mais novo, que tem o porte do Haval H6, da GWM, que tem feito grande sucesso por seu porte e propulsão híbrida. Esses dois carros fazem parte da linha Uni da Changan. O Uni-T tem um design muito interessante.
Há ainda um carro elétrico no planejamento, pois a chegada da Omoda dificultou a entrada de um BEV da Chery no Brasil. Segundo Autoesporte, o belo SUV elétrico Avatr 11 pode ser o trunfo da Caoa para competir no segmento não só de BEVs (elétricos puros), mas também de EREVs (híbrido elétrico com extensor de alcance). O Avatr11 BEV tem alcance superior a 800 km e o EVER passa de 1.000 km.
Porém, a Avatr é uma submarca da Changan, por isso será necessário a Caoa “amarrar” bem essa questão para não acontecer o que ocorreu com a Omoda. De qualquer forma, a parceria Caoa Chery segue firme e com ótimos resultados no Brasil, como demonstram os recordes batidos em julho.
Uma fonte da Caoa também informou ao Guia do Carro – e depois o próprio Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho nos confirmou – que é desejo da companhia ter uma marca própria. Mas não é fácil competir com grupos globais. Por isso, dependendo do acordo feito com a Changan, os carros podem ter a marca CAOA e a Changan ou Avatr entrar como linha de produto, como fazem a GWM e a GAC.