Caoa Chery, única que faz carros chineses no Brasil, bate recorde histórico
Parceria Brasil-China da Caoa Chery continua sendo a única com produção nacional e registra recordes históricos de produção e vendas
Muito se fala em parcerias Brasil-China para as próximas décadas, mas na indústria automotiva ela já existe há oito anos com a Caoa Chery, que acaba de bater recordes histróricos de produção e vendas. Apesar da chegada e várias marcas e montadoras da China, a Caoa Chery é a única marca de carros chineses com produção nacional.
No mês em que atingiu 200 mil veículos produzidos na Caoa Montadora, localizada em Anápolis (GO), a planta atingiu um de seus maiores volumes mensais de produção desde o início das operações em 2017. A empresa faz um ciclo contínuo de R$ 3 bilhões em modernização da linha de montagem, ampliação da fábrica e contratações.
Julho: o melhor mês de vendas no varejo
No varejo, a Caoa Chery também alcançou seu melhor desempenho histórico com 6.722 vendas em julho, o que representa um market share de 6,5% e coloca a marca na 7ª posição entre as que mais vendem no varejo nacional. No acumulado de 2025, a Caoa Chery é a 8ª no ranking anual, com participação de 5,8% no varejo, somando 34.977 registros.
Tiggo 7: o mais vendido da Caoa Chery
O principal impulsionador dos resultados da Caoa Chery é a família de SUVs Tiggo, com destaque para o modelo Tiggo 7 (categoria C), que liderou o desempenho da marca em julho. Foram 3.721 unidades emplacadas em julho, sendo 2.761 na versão Sport. Com forte crescimento de 43,7% de crescimento em relação a junho, o Tiggo 7 teve em julho seu maior volume de vendas.
No acumulado do ano, o modelo já soma 16.910 unidades. Segundo a Caoa Chery, o Tiggo 7 é “o SUV Médio Premium número 1 no ranking nacional de vendas no varejo”.
Tiggo 5X, Tiggo 8 e Arrizo 6
O Tiggo 5X cresceu 74% em julho, cerca de 15 vezes maior que o crescimento médio da indústria, com 1.434 vendas em julho e 6.590 no ano. O modelo mais acessível da Caoa Chery manteve na linha 2026 o mesmo preço da linha anterior, porém com mais conteúdo e valor agregado, recebendo rodas 18 polegadas em todas as versões e nova central multimídia com comandos de voz e conexão com Apple Car Play e Android Auto sem fio nas versões Pro e Pro Hybrid MaxDrive.
O Tiggo 8 manteve a liderança entre os SUVs Premium de 7 lugares, com 1.440 registros em julho e 8.831 no acumulado do ano. O Caoa Chery Tiggo 8 foi o veículo número 200.000 entre as unidades produzidas na planta de Anápolis.
O Arrizo 6 compete entre os sedãs médios com uma combinação de sistema avançado de assistente de direção MaxDrive, amplo espaço interno e motorização híbrida leve. Ele acumulou 1.116 unidades em 2025, ocupando a 5ª colocação no seu segmento.
Produção nacional reforça estratégia
Desde 2017, a Caoa Chery opera no Brasil com uma estrutura que combina a força industrial e comercial da Caoa – maior conglomerado automotivo da América Latina – com a tecnologia da Chery, maior exportadora de veículos da China por 22 anos consecutivos. A Chery atingiu em julho a marca de 5 milhões de carros exportados.