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Avaliação: Chevrolet Onix RS é nova versão de topo em linha 2026 repaginada

Onix RS custa R$ 130.190 e agora é baseada na Premier Turbo com motor 1.0 de 115 cv e câmbio automático de seis marchas

30 set 2025 - 08h00
(atualizado em 30/9/2025 às 18h25)
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A Chevrolet deu um belo banho de loja no Onix para a linha 2026, na qual hatch e sedã ganharam retoques no visual, melhorias na cabine e alguns aprimoramentos mecânicos. Além disso, a gama de versões também passou por algumas mudanças, e agora no hatch a versão RS passa a ser a topo de linha, oferecida a R$ 130.190. Na linha 2026 ela passa a ser baseada na versão Premier, acrescido do visual esportivo, ainda que sem nenhuma mudança mecânica.

Faróis de LED têm melhor iluminação à noite e luz diurna integrada FOTO:Werther Santana/Estadão
Faróis de LED têm melhor iluminação à noite e luz diurna integrada FOTO:Werther Santana/Estadão
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Em relação à Premier, o pacote de itens de série é quase igual, mas a RS deixa de lado os sensores de obstáculos dianteiros e o sistema de estacionamento automático, de série na Premier, em prol do visual esportivado. E é R$ 2.000 mais cara que a Premier.

No Onix RS, o para-choque frontal tem a grade pintada de preto brilhante, além da gravatinha do emblema da marca também preta. As capas dos retrovisores, teto e rodas também são pintadas de preto. Atrás, há um spoiler no alto da tampa traseira, que chama atenção e é mais proeminente do que antes.

Versão têm detalhes pintados de preto brilhante. FOTO:Werther Santana/Estadão
Versão têm detalhes pintados de preto brilhante. FOTO:Werther Santana/Estadão
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Dentro estão as maiores novidades da linha 2026. O Onix RS tem painel digital de 8? e tela multimídia de 11?. A tela dos instrumentos é clara, mas poderia ser mais configurável. Até é possível colocar no mostrador informações do computador de bordo, mas em troca do conta-giros, sendo impossível ter todas as informações ao mesmo tempo. A alternativa é visualizar os dados do computador de bordo (bastante completo, por sinal) na própria tela do sistema multimídia.

Painel tem tela de 8" para o motorista e 11" para o sistema multimídia. FOTO:Werther Santana/Estadão
Painel tem tela de 8" para o motorista e 11" para o sistema multimídia. FOTO:Werther Santana/Estadão
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

A tela maior, por sinal, facilita bastante o uso no dia a dia, principalmente para quem usa Android Auto ou CarPlay. Com 11?, os mapas de navegação ficam mais fáceis de serem monitorados e a central é rápida e simples de usar.

Banco traseiro tem duas tomadas USB para recarga de equipamentos eletrônicos. FOTO:Werther Santana/Estadão
Banco traseiro tem duas tomadas USB para recarga de equipamentos eletrônicos. FOTO:Werther Santana/Estadão
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Por fora, os novos faróis de LED vão melhorar muito a vida de quem viaja à noite com o Onix, com iluminação mais precisa e principalmente mais forte do que os antigos faróis halógenos. Como todas as demais versões, há acendimento automático de série.

Não foi desta vez que o Onix ganhou sistemas de frenagem autônoma de emergência ou controle de cruzeiro adaptativo, presentes em rivais como o Hyundai HB20. O único sistema presente no hatch é o monitor de pontos cegos. Ainda há seis airbags e controles de estabilidade e tração, comuns à toda a gama.

Ar-condicionado automático é de série e câmbio tem seis marchas FOTO:Werther Santana/Estadão
Ar-condicionado automático é de série e câmbio tem seis marchas FOTO:Werther Santana/Estadão
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Conforto à bordo melhorou

Rodando, o Onix não mudou muito em relação aos modelos anteriores. O motor 1.0 turbo agora entrega 115 cv, após ter ido dos 116 cv originais aos 121 cv por conta do Proconve L8. Na prática, o desempenho é o mesmo, e o hatch ganha velocidade com relativa destreza. Câmbio e motor estão bem acertados, apesar do leve atraso na atuação do acelerador, já comum em motores turbinados modernos.

Motor 1.0 turbo agora entrega 115 cv FOTO:Werther Santana/Estadão
Motor 1.0 turbo agora entrega 115 cv FOTO:Werther Santana/Estadão
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

O câmbio automático continua priorizando conforto e economia de combustível, mas responde bem às chamadas do pé direito e reduz logo as marchas quando o motorista demanda mais força.

Para a linha 2026, o hatch ficou sensivelmente mais silencioso e mais confortável. A GM diz ter mexido na composição da espuma dos bancos e no isolamento acústico. Também mexeu nos dutos do ar-condicionado, tendo melhorado a circulação do ar na cabine, melhorando a refrigeração do interior.

Prós

Motor turbo consegue ser bastante econômico. É fácil ver médias acima dos 15 km/l na estrada com gasolina no tanque. Cabine também ficou mais silenciosa para a linha 2026.

Contras

Novo painel virtual é bonito, mas muito pouco configurável. É possível apenas alternar entre a vista do conta-giros e velocímetro ou uma tabela com o consumo e outros dados do computador de bordo. Ou um ou outro.

FICHA TÉCNICA

Chevrolet Onix RS 2026

  • Motor: 1.0, turbo, 3 cil., flex, dianteiro
  • Potência: 115 cv
  • Torque: 16,8 mkgf
  • Comprimento: 4,16 m
  • Largura: 1,74 m
  • Altura: 1,47 m
  • Distância Entre-Eixos: 2,55 m
  • Porta-malas: 303 litros
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,5 segundos
  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Preço sugerido: R$ 130.190

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Estadão
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