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Avaliação: Abarth Pulse é uma ideia arrojada e (quase) perfeita

Depois da experiência em circuito, usamos o Abarth Pulse por uma semana na vida real, passando por ruas com buracos e estradas ruins

1 mar 2023 - 21h38
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Abarth Pulse
Abarth Pulse
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Em primeiro lugar é preciso fazer uma sugestão: o nome deste carro deveria ser Abarth Pulse e não Pulse Abarth. E assim vamos chamá-lo, para incentivar a Fiat a assumir de vez que Abarth agora é uma marca e não apenas uma versão; e se é marca, ela deve aparecer antes do nome do carro.

Nossa primeira experiência com o Abarth Pulse foi no circuito de Tarumã, em Viamão, RS, e aquele foi o palco ideal para apresentar o esportivo derivado do Fiat Pulse. Mas como ele se comportaria na vida real? Tiramos a dúvida rodando durante uma semana com o primeiro Abarth brasileiro em ruas esburacadas e estradas ruins. Veja se a compra vale a pena.

O que é novo – Tudo é novo. Como todos os Abarth, este é derivado de um Fiat. No caso do Abarth Pulse, ele tem a (quase) inédita aplicação do motor 1.3 turbo T270 da Stellantis na carroceria do Pulse, que, como se sabe, já é derivado do Fiat Argo.

Abarth Pulse
Abarth Pulse
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O motor de 185 cv com etanol, junto ao câmbio automático de 6 marchas, só não é totalmente inédito nesta carroceria porque o Fiat Fastback também é uma derivação do Pulse. Mas falemos de Abarth e o que essa marca trouxe de novo.

Todos os logotipos são da Abarth, marca esportiva da Stellantis. Na tampa traseira o nome Abarth em script foi uma ousadia da Fiat brasileira autorizada pela Itália. As rodas de 17” são pretas com a marca do escorpião ao centro. O bicho simbólico está presente também no volante de direção multifuncional.

O ajuste de suspensão é exclusivo do Abarth Pulse. O carro foi rebaixado em 10 mm em relação ao Fiat Pulse, para deixar o centro de gravidade mais próximo do solo (mesmo assim, ele tem bons 188 mm de altura mínima e 217 mm de vão livre).

Abarth Pulse
Abarth Pulse
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O quadro de instrumentos, o botão vermelho “Poison” (Veneno) no volante de direção para acionar o modo Sport, os bancos e o acabamento também são exclusivos do Abarth Pulse, que traz ainda faixas laterais e teto preto.

O que nós gostamos – O vigor nas acelerações e nas retomadas de velocidade é o primeiro item que apaixona o motorista. Ele vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Portanto, é 4 décimos mais rápido do que o saudoso Renault Sandero R.S. 2.0, o simpático esportivo que saiu de linha recentemente. O Abarth Pulse chega a 215 km/h (o Sandero R.S. chegava a 202).

Abarth Pulse
Abarth Pulse
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O trabalho da Stellantis nas suspensões foi primoroso. A proposta é ousada: fazer um esportivo, que exige suspensão dura, numa carroceria SUV, que exige suspensão mole. Ficou perfeito. O carro vai bem na pista lisa, com menos rolamento da carroceria do que seria normal, e se adapta perfeitamente aos buracos nossos de cada dia.

O design do Abarth Pulse é outro ponto alto do carro. Não há quem não o admire, nas ruas e garagens. A dupla ponteira de escapamento impõe respeito a quem o vê de trás. Confere status ao proprietário; e isso tem a ver com a marca esportiva.

A escolha dos pneus, 215/50 R17, Dunlop SP Sport Maxx, também foi boa. Os pneus são bem largos para o porte do carro e não são exageradamente baixos, o que ajuda a transpor os pisos ruins com mais conforto. O carro é ótimo para uso no dia-a-dia e rápido para viagens.

A essência esportiva aparece no volante de boa empunhadura, no grafismo do painel de instrumentos – com indicação até da força g nas acelerações, frenagens e curvas –, na opção de trocas de marcha sequenciais pela alavanca ou pela borboleta, no ronco grave do motor e no torque de 270 Nm disponível em baixos regimes de giro (1.250 rpm).

Abarth Pulse
Abarth Pulse
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A multimídia Uconnect de 10”, com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, é muito rápida e a qualidade do som é admirável. O carro também tem o Connect Me da Fiat, que possibilita algumas ações pelo telefone celular.

O cinto de segurança (ufa!) não enforca o passageiro do lado direito, o que parece ser uma coisa simples, mas que ocorre com frequência em outros carros, inclusive de categorias superiores.

O que pode melhorar – Os bancos são confortáveis, só que em excesso. O assento é tão macio que acaba provocando dor nas pernas depois de algum tempo. Um assento um pouco mais resistente seria ideal.

O painel de instrumentos digital só mostra o alcance do carro se o motorista configurar essa função, mas não é fácil fazer isso. Sugerimos que esse seja um item fixo na tela do motorista, como faz a BMW e outras marcas.

Os porta-objetos das portas dianteiras são muito estreitos e neles não cabe uma garrafa de água de porte médio; somente a garrafinha pet de 500 ml, que amassa.

Abarth Pulse
Abarth Pulse
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

As fendas verticais que refrigeram os freios dianteiros deixam o carro com aspecto muito alto e estreito, visualmente; uma solução de design que “achate” o carro, sem perder o lado prático de jogar vento para as rodas, deixaria o Abarth Pulse ainda mais bonito quando visto de frente.

Freios a disco nas rodas traseiras podem até não ser necessários pelo peso e pela velocidade máxima do SUV esportivo, mas deixariam o Abarth Pulse ainda mais completo, do ponto de vista técnico. Quem sabe no futuro.

Abarth Pulse
Abarth Pulse
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Talvez o público deste carro seja basicamente de jovens solteiros ou de casal sem filhos, por isso ele tem apenas 4 airbags, mas seria uma boa medida oferecer 6 airbags, mesmo como opcional.

Potência e KML – São 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol, sempre com torque de 270 Nm. A potência máxima surge a 5.750 rpm e o torque está disponível a 1.750 rpm. A relação peso/potência é de apenas 6,8 kg/cv.

A melhor marca de consumo do Abarth Pulse é de 8,1 litros de gasolina a cada 100 km. Pelas medições do Inmetro, o carro faz 10 km/l de gasolina na cidade e 12,3 na estrada. Com etanol, faz 6,8 km/l na cidade e 8,8 na estrada. Pelo Inmetro, tem nota D na categoria e C na geral.

Notas (pela categoria)

Desempenho - 10 (ótimo)

Consumo - 5 (bom)

Dirigibilidade - 10 (ótima)

Conforto - 8 (muito bom)

Usabilidade - 9 (ótima)

Conectividade - 10 (ótima)

MÉDIA - 8,7 (MUITO BOM)

Veredicto – Vale a pena comprar o Abarth Pulse, pois o carro entrega tudo que promete. É um verdadeiro esportivo, e não apenas um carro com visual esportivo. Potência, suspensão e design são entregues na proporção certa. Vale dizer que o Abarth Pulse é o único carro esportivo nacional em produção atualmente, e com um sacada mercadológica: é um SUV esportivo, algo que só se acha em marcas como Audi, BMW, Mercedes e Porsche.

Dimensões e capacidades

Comprimento: 4,099 m 

Largura: 1,744 m 

Altura: 1,544 m

Entre-eixos: 2,532 m

Porta-malas: 370 litros

Tanque: 47 litros

Preço 

Abarth Pulse 1.3 Turbo - R$ 149.990

Pulse Abarth, um esportivo de verdade em forma de SUV :
Guia do Carro
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