4 volantes que podem mudar seu jeito de dirigir um carro
Essencial para a condução do carro, o volante de direção pode mudar radicalmente nos próximos anos. Veja como ele pode ficar
O volante como conhecemos pode estar com os dias contados. Principal instrumento de contato entre o motorista e o carro, o volante é essencial para o funcionamento de um veículo. É ele quem transmite o comando da direção desejada pelo condutor para as rodas do veículo.
Com o passar dos anos, os volantes também passaram a abrigar comandos de funcionamento do rádio e também de outros recursos do próprio veículo, mas mantiveram o tradicional formato redondo nos carros de passeio. No entanto, algumas montadoras querem revolucionar o formato e as funções do volante dos automóveis. Selecionamos 4 volantes incomuns que podem revolucionar a indústria automotiva nos próximos anos. Confira:
1. Tesla Yoke
Lançado em 2021, o Tesla Model S reestilizado chamou a atenção pelo volante em formato de manche. Batizada de Yoke, a peça foge à regra de qualquer outro modelo à venda no mercado. Inspirado em componentes aeronáuticos, o volante conta com uma base achatada e sem a circunferência na parte superior. Além disso, ele também passou a abrigar os comandos de seta, acendimento de faróis e limpadores de para-brisa.
De acordo com a Tesla, o inovador volante foi projetado para oferecer uma experiência melhor ao dirigir. Sem hastes e sem aro, a peça oferece uma visibilidade melhor do painel de instrumentos, e ajudaria a manter o foco na direção do veículo. Além disso, a Tesla é uma das pioneiras no desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma
2. Toyota One Motion Grip
Revelado em outubro do ano passado, o Toyota bZ4x deve chegar oficialmente ao mercado ainda este ano. Por dentro, o SUV elétrico da Toyota adotou uma solução semelhante ao volante da Tesla. Batizado de One Motion Grip, o novo volante da Toyota também adota formato de manche, mas ao contrário do volante do Tesla Model S, será oferecido como opcional.
Ao contrário dos carros convencionais, o sistema de direção não é conectado diretamente às rodas. Batizado de steer-by-wire, o recurso diminui o esforço do condutor em manobras e também reduz as vibrações dos pneus na pista. Assim como no Tesla Yoke, o volante do Toyota bZ4x também concentra os principais comandos de funcionamento de seta, faróis e limpadores na parte central.
3. Hyundai Genesis Mint Concept
Em 2019, a Hyundai revelou o carro conceito Genesis Mint Concept durante o Salão do Automóvel de Montreal (Canadá). Além do design minimalista, um dos destaques do conceito era justamente o volante. Acompanhando o visual do carro, o volante abriga o painel de instrumentos digital dentro da própria peça. Além das informações sobre velocidade e funcionamento do veículo, a tela também poderia exibir mapas e outros recursos do carro.
No lugar das tradicionais hastes atrás do volante, o conceito da Hyundai trazia comandos satélite ao lado do volante. O airbag, por sua vez, estaria localizado atrás do display, e em caso de colisão, abriria por trás da tela. Apesar de não ter aparecido de forma oficial em nenhum carro de produção da Hyundai, a montadora sul-coreana ainda pode investir na ideia. Em 2021, a marca registrou o recurso em um instituto de patentes da Alemanha, o que pode indicar a presença do volante nos futuros lançamentos da Hyundai.
4. BMW Steering Handle
Registrado no Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO), o novo volante da BMW talvez seja o mais ousado da lista. Descoberto recentemente pelo site americano CarBuzz, o novo volante da BMW foge até mesmo do formato de manche proposto pela Tesla e Toyota, e adota alavancas móveis – semelhantes a joysticks – no lugar do tradicional aro. De acordo com a patente, as hastes acompanham o movimento das manobras do carro e se movem junto com as mãos do condutor.
Apesar do design incomum, o princípio de funcionamento seria semelhante ao de um volante convencional. A possível vantagem, no entanto, seria na melhor visualização do painel de instrumentos e pelo menor espaço ocupado pelo equipamento, que poderia ser facilmente recolhido em um modo de condução autônoma. Com isso, é provável que o novo BMW Steering Handle apareça em breve nos carros conceito e lançamentos da montadora alemã.