A BYD construiu uma megafábrica em tempo recorde. E não é uma simples fábrica de carros: é uma cidade
Em Zhengzhou, a BYD tem o coração de um império que solta um carro a cada 50 segundos
A indústria automotiva chinesa tem um objetivo: inundar o Ocidente com seus carros. A BYD é uma das empresas que, ao mesmo tempo em que quer dominar o mercado nacional, também deseja uma boa fatia do bolo internacional. Para isso, tem tantos funcionários quanto um país pequeno e, para realizar sua visão, conta com a fábrica de carros mais monstruosa que você pode imaginar.
Estamos falando da fábrica de Zhengzhou, que, mais do que uma fábrica, é uma cidade.
Tudo que cerca a planta de Zhengzhou é imponente. Começando pelos prazos: a BYD e o governo de Henan assinaram o projeto em setembro de 2021, as obras começaram em apenas um mês e, menos de dois anos depois, a fábrica começou a produzir.
Sua capacidade é impressionante e, já em sua primeira fase operacional, em abril de 2023, a planta mostrou que pode ter uma capacidade anual de 400.000 veículos. Suas dimensões também são de causar espanto: estima-se que a fábrica ocupe uma área de 10,68 quilômetros quadrados apenas em suas instalações industriais.
Quando o projeto estiver concluído, ocupará cerca de 130 km². Isso será dez vezes mais que a Gigafábrica da Tesla em Nevada, com seus 12 km², e uma área maior que a da cidade de São Francisco (que tem cerca de 120 km², aproximadamente). Não é incomum que as grandes empresas de tecnologia tenham "cidades" sob seu controle e, sem sair da China, a Huawei tem um campus similar. Mas o que a BYD fez é avassalador.
Mais do que carros
A fábrica é um projeto "vivo" do qual, até o ...
Matérias relacionadas