Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A BYD construiu uma megafábrica em tempo recorde. E não é uma simples fábrica de carros: é uma cidade

Em Zhengzhou, a BYD tem o coração de um império que solta um carro a cada 50 segundos

29 out 2025 - 15h18
(atualizado em 29/10/2025 às 12h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A indústria automotiva chinesa tem um objetivo: inundar o Ocidente com seus carros. A BYD é uma das empresas que, ao mesmo tempo em que quer dominar o mercado nacional, também deseja uma boa fatia do bolo internacional. Para isso, tem tantos funcionários quanto um país pequeno e, para realizar sua visão, conta com a fábrica de carros mais monstruosa que você pode imaginar.

Estamos falando da fábrica de Zhengzhou, que, mais do que uma fábrica, é uma cidade.

Tudo que cerca a planta de Zhengzhou é imponente. Começando pelos prazos: a BYD e o governo de Henan assinaram o projeto em setembro de 2021, as obras começaram em apenas um mês e, menos de dois anos depois, a fábrica começou a produzir.

Sua capacidade é impressionante e, já em sua primeira fase operacional, em abril de 2023, a planta mostrou que pode ter uma capacidade anual de 400.000 veículos. Suas dimensões também são de causar espanto: estima-se que a fábrica ocupe uma área de 10,68 quilômetros quadrados apenas em suas instalações industriais.

Quando o projeto estiver concluído, ocupará cerca de 130 km². Isso será dez vezes mais que a Gigafábrica da Tesla em Nevada, com seus 12 km², e uma área maior que a da cidade de São Francisco (que tem cerca de 120 km², aproximadamente). Não é incomum que as grandes empresas de tecnologia tenham "cidades" sob seu controle e, sem sair da China, a Huawei tem um campus similar. Mas o que a BYD fez é avassalador.

Mais do que carros

A fábrica é um projeto "vivo" do qual, até o ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Cinquenta e cinco anos atrás, um engenheiro construiu uma motocicleta revolucionária em seu porão e a batizou com o nome de um cachorro; ele acabou salvando uma marca italiana lendária

A Europa ensinou tudo que sabia para as montadoras chinesas; agora, os carros asiáticos estão superando os europeus na própria Europa

Este motorista de caminhão foi demitido após 17 anos na empresa; ele montou seu próprio negócio usando o seguro-desemprego, mas a justiça acredita que ele cometeu uma fraude

18 anos atrás, a McLaren perdeu um campeonato mundial de F1 devido à má gestão de pilotos; agora, eles estão a caminho de repetir o feito

Homem comprou um novo Mercedes 500 SL em 1983 e depois escondeu o carro do mundo; agora, a beleza veio à tona

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade