Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Suíço fatura 3º ouro e desponta como estrela em Milão-Cortina

O ex-carpinteiro Franjo von Allmen triunfou também no super-g

11 fev 2026 - 09h55
(atualizado às 10h37)
Compartilhar
Exibir comentários

As Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina d'Ampezzo ganharam um novo candidato a principal estrela: o suíço Franjo von Allmen, de 24 anos, que conquistou nesta quarta-feira (11) seu terceiro ouro em três provas disputadas nos Jogos de 2026, deixando pelo caminho favoritos e estrelas italianas que contavam com o apoio da torcida anfitriã.

Após os títulos no downhill e no combinado do esqui alpino (este com Tanguy Nef), Von Allmen, que nunca havia participado das Olimpíadas, triunfou também no super-g, modalidade de alta velocidade disputada em Bormio, nos Alpes italianos.

O suíço completou a prova na lendária pista Stelvio em 1m25s32, logo à frente do americano Ryan Cochran-Siegle (prata) e do também suíço Marco Odermatt (bronze), que vem dominando a Copa do Mundo de Esqui na temporada 2025/26 e era favorito ao ouro em todas as modalidades vencidas por Von Allmen.

O jovem de 24 anos já havia superado Odermatt, 28, também no downhill e no combinado, competições em que a maior estrela do esqui alpino na atualidade teve de se contentar com o quarto e o segundo lugares, respectivamente.

Von Allmen é apenas o terceiro esquiador na história a faturar três medalhas de ouro em uma única edição de Olimpíadas no masculino, ao lado do austríaco Toni Sailer e do francês Jean-Claude Killy. "Três ouros nas mesmas Olimpíadas é coisa de maluco, eu nunca teria sonhado com isso", declarou o suíço.

No caminho para a glória, ele também deixou para trás a revelação do esqui italiano Giovanni Franzoni, 24 anos, prata no downhill, sétimo no combinado e sexto no super-g, e o veteraníssimo Dominik Paris, apelidado de "rei de Bormio" por conta de seus sete ouros na pista Stelvio na Copa do Mundo de Esqui.

O atleta de 36 anos foi bronze no downhill em Milão-Cortina, quinto no combinado e esperava um pódio no super-g, mas acabou caindo após perder um de seus esquis durante a prova. "Hoje não tive sorte e não consegui demonstrar aquilo que sou capaz de fazer", disse Paris depois da queda.

Nascido em Boltigen, vilarejo de menos de 1,5 mil habitantes no cantão de Berna, Von Allmen era carpinteiro e chegou a trabalhar em obras de construção para conseguir dinheiro. Órfão de pai aos 17 anos, o jovem não tinha recursos para bancar os treinamentos e só conseguiu manter vivo o sonho do esqui graças a uma vaquinha.

Ele estreou na Copa do Mundo em março de 2023, aos 21 anos, em Aspen, nos Estados Unidos. Desde então, acumula 14 medalhas na competição, com cinco ouros, cinco pratas e quatro bronzes. Além disso, foi campeão mundial no downhill e no combinado, com Loic Meillard, em 2025.

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade