Houve falta na origem do lance do gol de Paquetá? Analista de arbitragem avalia polêmica
Paulo Caravina, comentarista de arbitragem, analisa lance polêmico do clássico entre Flamengo e Botafogo
O primeiro gol do Flamengo na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo no último domingo, 15, pelo Campeonato Carioca, causou polêmica por um pedido de falta na jogada. Paulo Caravina, comentarista de arbitragem do perfil @soudoapito, analisou o lance.
Na marca de 19 minutos do primeiro tempo, o time rubro-negro recuperou a posse da bola no campo de ataque e Lucas Paquetá balançou as redes pela primeira vez no seu retorno ao futebol brasileiro.
"O jogador do Botafogo não domina a bola, ele fura a bola, o contato não interfere em nada na ação do jogador do Botafogo com a bola", iniciou.
No lance, o atacante Matheus Martins, da equipe alvinegra, tentou dominar e recebeu um contato do zagueiro Vitão, reforço do Flamengo para a temporada de 2026.
"Dito isso, não quer dizer que por não ter disputa pela bola que o jogador do Flamengo poderia fazer o que quisesse com o seu adversário. É nítido que o defensor vinha ali para fazer a falta, mas quando ele percebe que o jogador do Botafogo não ficou com a bola, ele diminui a intensidade ao colocar o braço no seu adversário", explicou Paulo.
"Na minha interpretação, esse contato sem a bola em disputa é natural de um jogo de futebol. Seria diferente se houvesse a furada do jogador do Botafogo e o jogador do Flamengo chegasse atingindo ali com um carrinho a perna do seu adversário", completou.
Depois do intervalo, o Botafogo chegou ao empate com o gol do zagueiro Alexander Barboza aos nove minutos do segundo tempo. Mais tarde, aos 39, Erick Pulgar decretou o triunfo rubro-negro no Estádio Nilton Santos.
"O árbitro (Bruno Arleu de Araújo) viu toda a jogada, ele está a dois metros do lance. O VAR não tem uma novidade que comprove que houve um erro claro e óbvio dentro de campo. O VAR não pode recomendar uma revisão sem uma novidade para o árbitro de campo, que tenha uma imagem que mostra ao árbitro que ele não viu o contato que seria faltoso", finalizou Paulo Caravina.
Com a vitória, o Flamengo avançou à semifinal do Cariocão e busca seu 40º estadual na história. Agora, o clube da Gávea enfrentará o Madureira no próximo final de semana, de olho em um lugar na grande decisão.
Já o Botafogo, volta suas atenções para a Copa Libertadores. Nesta quarta-feira, 18, às 21h30 (de Brasília), o time brasileiro visita o Nacional de Potosí, da Bolívia, em jogo válido pela segunda fase qualificatória da competição.