Benfica apoia jogador acusado de ofensa racista a Vinícius Jr. durante jogo com Real Madrid
O Benfica manifestou nesta quarta-feira apoio ao meia-atacante argentino Gianluca Prestianni, acusado de proferir insultos racistas contra Vinícius Jr., do Real Madrid, durante a partida de ida do duelo entre as duas equipes na Liga dos Campeões, na terça-feira.
A Uefa, entidade que rege o futebol europeu, informou que um inspetor de ética e disciplina foi nomeado para investigar as alegações de comportamento discriminatório feitas pelo Real Madrid.
Os repetidos ataques racistas contra Vinícius se tornaram um teste importante para o futebol espanhol, com vários incidentes de grande repercussão envolvendo torcedores de times rivais ao longo dos anos.
Imagens de TV mostraram Prestianni cobrindo a boca com a camisa — um gesto comum entre jogadores ou treinadores para impedir que os espectadores leiam seus lábios — enquanto fazia um comentário que Vinícius e seus companheiros de equipe afirmaram ter sido um insulto racista contra o brasileiro de 25 anos.
O incidente fez com que a partida fosse suspensa por 11 minutos, enquanto o árbitro ativava o protocolo antirracismo no Estádio da Luz. O Benfica perdeu por 1 x 0 após um gol de Vinícius no segundo tempo.
"Juntos, ao teu lado", postou o Benfica em sua conta oficial no X, anexando uma declaração que Prestianni havia compartilhado anteriormente no Instagram. Mais tarde, o clube publicou um vídeo que, segundo ele, provaria que os jogadores do Real Madrid não conseguiram ouvir o que Prestianni disse devido à distância.
"Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas ao jogador Vinícius Jr, que infelizmente interpretou mal o que pensa ter ouvido", disse Prestianni em um story em sua conta no Instagram. "Jamais fui racista e lamento as ameaças que recebi dos jogadores do Real Madrid."
O técnico do Benfica, José Mourinho, disse que acha que Vinícius incitou a torcida, mas acrescentou que não sabia em qual das duas versões acreditar.