MotoGP: Phillip Island pode deixar o calendário em 2027
Após mudança para Albert Park ser discutida e vetada, Adelaide aparece como possível novo local da etapa
A realização do Grande Prêmio da Austrália de 2027 entrou em pauta nos bastidores da MotoGP devido à possibilidade de a tradicional etapa de Phillip Island não ter seu contrato renovado com a categoria.
A MotoGP Sports Entertainment, antiga Dorna Sports, discutiu a transferência do GP para o circuito de Albert Park, que também recebe o GP da Austrália na Fórmula 1, localizado no mesmo estado de Phillip Island, o de Victoria. No entanto, o governo de Victoria barrou a proposta após considerar a permanência do atual local como uma opção mais vantajosa. Confira aqui os detalhes!
Na madrugada desta quarta-feira (18), no horário de Brasília, meios de comunicação da imprensa australiana noticiaram que a MotoGP pretende continuar com a decisão de alterar o local do GP da Austrália, mas desta vez para fora do estado de Victoria, retirando assim Phillip Island do calendário após quase 30 anos.
Segundo a mídia local, Adelaide surge como a principal opção para sediar a etapa. Porém, vale ressaltar que este é um circuito de rua e que a MotoGP não realiza corridas em traçados urbanos devido ao risco à segurança e integridade física dos pilotos. Ainda assim, nas últimas semanas, a categoria passou a discutir a possibilidade de adaptar o circuito de rua para atender aos padrões de segurança exigidos.
Neste próximo final de semana, entre os dias 21 e 22 de fevereiro, a MotoGP retorna às pistas para os testes de pré-temporada em Buriram, na Tailândia.