MotoGP: Governo de Victoria barra mudança e mantém GP da Austrália em Phillip Island
Proposta de transferência para Albert Park é descartada após governo de Victoria priorizar o circuito de Phillip Island
A Dorna Sports discutiu a possibilidade de alterar o local do Grande Prêmio da Austrália, transferindo o GP de Phillip Island para Albert Park, em Melbourne. A promotora analisou a mudança visando uma questão mais estratégica, visando a logística e potencial de promoção comercial que a localização de Albert Park proporciona, por estar situado em uma área central e ser consolidado como palco de grandes eventos internacionais. Essa era vista como uma forte alternativa, capaz de aumentar receitas e reforçar a visibilidade do evento
No entanto, o grande impasse surgiu do governo do estado de Victoria, sendo este o órgão responsável por negociar contratos, colaborar com recursos públicos e, principalmente, possibilitar a realização do evento. O governo, porém, chegou à conclusão de manter o GP da Austrália em Phillip Island após avaliar os possíveis impactos políticos e econômicos que a mudança proporcionaria.
O peso histórico do circuito costeiro foi um dos fatores analisados na discussão, com realce, sobretudo, para a sua importância na economia regional. Com isso, o governo do estado de Victoria optou por manter a etapa australiana em Phillip Island, fazendo frente à opinião da Dorna Sports.