Comissão da F1 discute aumento para 12 corridas sprints por temporada
Equipes, FIA e FOM concordam em evitar mudanças drásticas antes da estreia da nova temporada em Melbourne
A Comissão da Fórmula 1 se reuniu nesta terça-feira (18) e aprovou uma série de ajustes no regulamento técnico de 2026, que agora serão encaminhados ao World Motor Sport Council para aprovação final. O encontro teve como foco principal as primeiras avaliações da nova geração de carros, ainda em fase inicial de desenvolvimento após os testes de pré-temporada.
Representantes das equipes, dos fabricantes de unidades de potência, da FIA e da FOM (Formula One Management) concordaram que há aprendizados coletivos a serem consolidados antes da abertura do campeonato de 2026, marcada para Melbourne. Entre os temas debatidos, estiveram o comportamento geral dos carros, gerenciamento de energia, funcionamento das unidades de potência, aerodinâmica, capacidade de ultrapassagem, qualidade das disputas, pneus e aderência mecânica.
Questões relacionadas ao gerenciamento de energia ainda passarão por avaliações adicionais e verificações técnicas ao longo dos próximos três dias, durante o segundo teste de pré-temporada no Bahrein.
Apesar das discussões, ficou definido que não haverá mudanças regulatórias significativas neste momento. A avaliação conjunta é de que os dados disponíveis ainda são preliminares e que alterações antecipadas poderiam gerar instabilidade técnica antes da primeira corrida da temporada. A comissão também debateu possíveis ajustes no procedimento de largada. Como resultado, testes adicionais em sistemas de corrida e no gerenciamento eletrônico dos carros serão realizados durante a atual fase de testes no Bahrein.
Uma pauta que chamou a atenção foi o da possibilidade de ampliar o número de corridas Sprint para até 12 etapas por temporada, impulsionada pelo interesse crescente de fãs e promotores no formato.