F1: FIA inicia votação para nova fiscalização de unidades de potência
Após reuniões com as fabricantes, a votação é iniciada hoje e resultados serão divulgados daqui a 10 dias
A nova medida em discussão tem como foco aperfeiçoar a fiscalização da taxa de compressão das unidades de potência. Atualmente, essa verificação é feita em condições controladas, com o motor parado e em temperatura ambiente. Porém, após reuniões com as fabricantes, a FIA passou a considerar que, em funcionamento real, a taxa pode variar por influência do calor e de condições típicas de corrida. Por isso, a entidade desenvolveu junto aos fornecedores uma metodologia para medir essa diferença e abriu uma votação para avaliar uma possível mudança no método de controle.
Caso a nova fiscalização seja aprovada, ela poderá entrar em vigor a partir de 1º de agosto de 2026. Com isso, as equipes teriam que demonstrar conformidade com o limite da taxa de compressão não apenas em condições ambientais, mas também em uma temperatura de operação representativa, definida como 130°C.
O resultado da votação será divulgado nos próximos 10 dias, entre 28 de fevereiro e 1º de março. Mesmo se aprovada pelos fabricantes, a proposta ainda dependerá da aprovação final do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA para se tornar uma emenda oficial no regulamento.