Clube europeu prepara investida por três joias do futebol brasileiro
O clube europeu espera fechar a contratação de ao menos uma das três joias até o dia 11 de março.
O Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, conhecido no Brasil por contratar diversos jogadores oriundos do futebol nacional, já definiu três jovens talentos como possíveis alvos para a próxima janela de transferências. As informações são do jornalista Felipe Silva.
De acordo com a publicação, o atacante Mateus Xavier, de 18 anos, do Santos Futebol Clube, o meia-atacante Gabriel Mec, de 17 anos, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, e o meia-atacante Bruninho, também de 17 anos, do Club Athletico Paranaense, estão no radar do clube europeu. A equipe ucraniana pretende contratar um dos jovens até o dia 11 de março, data em que se encerra a janela de transferências no país.
Mateus Xavier - Santos
Segundo a ESPN, a situação de Mateus Xavier é tratada como prioridade pelo Shakhtar Donetsk, principalmente pelo fato de o jogador já ter completado 18 anos, o que permitiria uma transferência imediata em caso de acordo com o clube paulista.
Promovido ao elenco profissional do Santos em 2024, o atacante disputou sete partidas pela equipe da Baixada Santista, ainda sem registrar gols ou assistências.
Gabriel Mec - Grêmio
Gabriel Mec é um antigo alvo do clube ucraniano. Em 2025, o Grêmio chegou a recusar uma proposta do Shakhtar pelo meia-atacante.
Pelo time principal, o jogador soma seis partidas com a camisa tricolor e uma assistência registrada.
Bruninho - Athletico Paranaense
Bruninho foi integrado ao elenco profissional do Athletico Paranaense no início desta temporada. Em 2026, o jovem vem se destacando no Campeonato Estadual, com quatro gols e uma assistência em dez partidas disputadas pelo Furacão.