PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Indy anuncia nova classificação para Indy 500 e transforma Fast Nine em Fast Six

Com apenas 32 carros confirmados para a prova até aqui, a classificação para a Indy 500 não deve ter o tradicional bump day e terá 12 carros na briga pela pole position

26 abr 2022 - 18h28
(atualizado às 18h40)
Compartilhar
Exibir comentários
A Indy 500 vai ter mudança na fase final da classificação
A Indy 500 vai ter mudança na fase final da classificação
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

INDY 500 CORRE RISCO DE VEXAME HISTÓRICO COM CHANCE DE GRID COM MENOS DE 33 CARROS

A Indy divulgou nesta terça-feira (26) o formato da classificação para a 106ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, que vai acontecer entre os dias 21 e 22 de maio. A principal mudança está no número de pilotos que irá brigar pela pole-position no domingo, com o Fast Nine virando um Fast Six. O tradicional bump day também não deve ocorrer, já que a prova tem até aqui apenas 32 carros confirmados.

O sábado de classificação começará em uma ordem específica que será sorteada. Depois da primeira volta de cada um, os pilotos poderão optar por duas raias para tentar melhorar seus tempos. Na primeira, os pilotos têm seus tempos anteriores anulados, mas ganham prioridade para voltar ao circuito. Já a segunda raia é mais segura, e os tempos só contam caso sejam melhores que a marca anterior.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Scott Dixon faturou a pole em Indianápolis em 2021 (Foto: Indycar)

Os pilotos que terminarem com os 12 melhores tempos avançam para a disputa pela pole no domingo e as posições restantes já estarão definidas. No caso improvável da Indy 500 ter mais do que 33 carros, apenas os 30 primeiros estarão garantidos na prova, e os demais participarão do bump day no domingo para definir as três vagas restantes para a corrida.

A briga pela pole position será dividida em duas sessões. Na primeira parte, os 12 mais rápidos terão apenas uma volta para dar o seu máximo, e apenas os seis primeiros vão se classificar para o Fast Six, que definirá as duas primeiras filas da largada. O Fast Six também terá apenas uma volta de cada piloto, feita em ordem inversa à da classificação da sessão anterior. O mais rápido leva a pole e um prêmio de US$ 100.000.

A edição de 2022 das 500 Milhas de Indianápolis acontecerá na semana seguinte à classificação, no dia 29 de maio. Antes disso, a Indy retorna no dia 1 de maio, para o GP de Barber, no Alabama.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade