Campeão da Fórmula 2 é anunciado como piloto reserva da McLaren
A equipe também confirmou novos membros em seu Programa de Desenvolvimento para 2026
A McLaren anunciou nesta quinta-feira (15), que Leonardo Fornaroli integrará a equipe como piloto reserva para a temporada de 2026. O italiano se junta a Pato O’Ward, que compete na IndyCar, para revezar no cargo, paralelamente às suas funções de piloto de testes e desenvolvimento. Também foram anunciados os nomes que farão parte do Programa de Desenvolvimento da equipe em 2026, uma iniciativa voltadapara ajudar jovens talentos a progredirem para categorias profissionais, como a Fórmula 1, IndyCar e WEC.
Anunciado no ano passado como parte da McLaren, Richard Vershoor competirá na European Le Mans Series com a equipe Duqueine, na categoria LMP2, além de participar de um programa de testes da equipe, que se prepara para o Campeonato Mundial de Endurance no próximo ano.
Já nas categorias de base dos monopostos, a equipe papaya confirmou Matteo De Palo como membro de seu programa de desenvolvimento ainda em 2025, após seu vice-campeonato de Fórmula Regional Europeia. O piloto italiano correrá pela equipe Trident em sua temporada de novato na Fórmula 3.
Reforçando seu compromisso em abrir caminho para mulheres no automobilismo, a McLaren adicionará um segundo carro na F1 Academy em 2026 e, consequentemente, dará as boas-vindas a mais uma jovem no seu programa. Ella Lloyd segue na equipe e disputará sua segunda temporada na categoria depois de ser a melhor estreante classificada ano passado (4º lugar), enquanto Ella Stevens fará sua estreia, pilotando o carro McLaren Oxagon em parceria com a NEOM. Ambas as pilotos competirão pela Rodin Motorsport.
Ella Häkkinen, filha do bi-campeão Mika Häkkinen, também foi anunciada junto a Lloyd e Stevens. Entretanto, a jovem ainda segue com sua preparação para os carros de fórmula neste ano, enquanto permanece no kart, com expectativa de seguir os passos das colegas e ingressar na F1 Academy em 2027.
Por fim, os graduados do kart em 2025, Dries Van Langendonck e Christian Costoya, farão suas estreias oficiais em monopostos e integrarão o Programa de Desenvolvimento da McLaren em 2026. Van Langendonck competirá na Fórmula 4 Britânica e na Fórmula Winter Series, ambas com a Rodin Motorsport. Costoya também participará de campeonatos de F4 ao longo do ano, incluindo a Fórmula 4 Italiana e Oriente Médio, e o Euro 4 Championship.
Alessandro Alunni Bravi, diretor de Assuntos Comerciais da equipe papaya, afirma que a escolha de um grupo com nove pilotos reforça a importância do programa, voltado à formação e progressão de talentos para diferentes categorias do automobilismo.
A combinação de experiência e renovação reflete a estratégia da McLaren em desenvolver pilotos de alto nível para o presente e o futuro do automobilismo internacional.