PUBLICIDADE

Atletismo

Baloteli e Paloma vencem a categoria adulta da Copa Brasil de Provas Combinadas

2 abr 2023 - 19h42
Compartilhar
Exibir comentários

O pernambucano José Fernando Ferreira Santana, o Baloteli, do Pinheiros-SP, conquistou o título da Copa Brasil de Provas Combinadas na tarde deste domingo (2), no decatlo no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista.

Foto: ( Divulgação) / Gazeta Esportiva

Medalha de ouro no Troféu Brasil de Atletismo, no ano passado, no Rio de Janeiro, Baloteli somou 7.777 pontos para vencer. "Foi um bom início de ano, uma boa abertura de temporada, ainda mais com vento", disse o atleta de 24 anos.

"Fiz quatro provas muito boas - 100 m, distância, peso e 400 m -, que mostram evolução estou feliz", afirmou Baloteli, que dedicou a vitória a filha, Zuri de Paula, que vai nascer nesta semana. "Tem sido uma semana de muitas emoções."

De acordo com o técnico Neiton Moura, o objetivo principal de Baloteli são os Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile, de 29 de outubro a 5 de novembro. "Teve altos e baixos, o vento forte nas barreiras prejudicou demais. Tudo pode melhorar porque a temporada é longa e nosso objetivo é ir bem no Pan", disse o treinador. Baloteli vai competir em Desenzano, na Itália, e Nacho, na Grécia, em maio.

O paulistano Felipe Vinícius dos Santos, também do Pinheiros, atleta olímpico em Tóquio-2021, ficou na segunda colocação, com 7.534 pontos, seguido de Lucas da Silva Catanhede (ACA-SC), com 7.313 pontos.

No heptatlo, a campeã foi Paloma Dias Cardoso (Espéria-SP). Nascida em Novo Jardim, em Tocantins, é mais uma descoberta do professor Fernando Roberto de Oliveira, já falecido. Aos 22 anos, ela venceu com 5.193 pontos.

"Acho que poderia ter sido melhor em função dos treinos que faço com o Marcelo Lima. Eu errei bastante e posso melhorar muito. Em pelo menos cinco provas eu poderia ter feito melhor. Mas eu gostei do resultado por ser o primeiro heptatlo do ano, mas dá para melhorar muito. Acho que eu fui bem no lançamento do dardo e nas outras eu posso melhorar muito", comentou Paloma.

A atleta começou de fato no esporte em 2016, quando o professor Fernando a viu fazendo dardo nos Jogos Escolares. "Comecei na modalidade, como recreação. Aí fui fazendo várias provas e ele achou que eu poderia ir para o heptatlo, por minha regularidade", contou.

A potiguar Gleyci Kelly dos Santos Nascimento (CRB-AL) ficou com a medalha de prata, com 5.140 pontos, seguida da carioca Roberta Almeida dos Santos (Associação Pés Velozes-SP), com 4.984 pontos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade