Trump volta a criticar Powell e diz que conselho do Fed é 'igualmente culpado' por juros altos
Republicano afirmou que economia americana apresenta bom desempenho e, apesar de admitir que há inflação, ressaltou que preços estão em nível 'muito baixo'
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, nas redes sociais nesta sexta-feira, 18, acusando-o de ser responsável por pressionar o mercado imobiliário.
Sem mencionar diretamente o nome de Powell, o republicano utilizou o apelido "atrasado demais" para defender novamente que as taxas americanas deveriam estar em 1% (atualmente, estão na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano).
"'Atrasado Demais' e o Fed estão sufocando o mercado imobiliário com suas altas taxas, tornando difícil para pessoas, especialmente os jovens, comprarem uma casa", escreveu o presidente, na Truth Social. "Ele (Powell) é verdadeiramente uma das minhas piores nomeações."
Trump se refere a primeira nomeação de Powell feita por ele durante o seu primeiro mandato. Segundo ele, o ex-presidente Joe Biden "viu quão ruim" o líder do Fed era e o "renomeou mesmo assim".
"E o conselho do Fed não fez nada para impedir que esse 'cabeça-dura' prejudicasse tantas pessoas. De muitas maneiras, o conselho é igualmente culpado!", acrescentou. As críticas do presidente ao conselho referem-se ao Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, em inglês), responsável pelas decisões monetárias do BC americano.
O republicano reiterou que a economia americana está com um bom desempenho e, apesar de admitir que há inflação, ressaltou que os preços estão em nível "muito baixo".
"Merecemos estar (com juros) em 1%, economizando um trilhão de dólares por ano em custos de juros. Eu não posso dizer o quão burro 'Too Late' é - Tão ruim para o nosso país!", afirmou.